Leandro Grass é o pré-candidato da coligação de Lula ao GDF

Leandro Grass é o pré-candidato da coligação de Lula ao GDF

O anúncio oficial da pré-candidatura de Leandro Grass pela frente PT-PV-PCdoB só deve ocorrer depois do encontro nacional do partido

O comando nacional do PT decidiu avocar a decisão sobre a candidatura ao Governo do Distrito Federal da federação PT-PV-PCdoB. E a decisão está tomada: o pré-candidato do grupo é o deputado distrital Leandro Grass (PV). A deliberação foi comunicada, ontem, pelo coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da campanha do ex-presidente Lula, José Guimarães, aos pré-candidatos petistas Rosilene Corrêa e Geraldo Magela.

Também participaram da reunião a deputada federal Erika Kokay, a deputada distrital Arlete Sampaio, o ex-deputado Ricardo Vale e o presidente regional do PT, Jacy Afonso. Guimarães foi cordial com os companheiros de partido, mas incisivo. Não interessa à campanha de Lula, com adversários duros, um conflito aberto em Brasília. Logo, é hora de os petistas do DF abraçarem a pré-candidatura de Leandro Grass.

Reunião da executiva regional do PT. Foto: Divulgação.

PT-DF nunca abriu mão de candidatura própria

Se a candidatura de Leandro Grass vingar, será a primeira vez na história do DF que o PT abre mão de candidatura própria ao governo. A sigla participou como cabeça de chapa das oito eleições ao Palácio do Buriti desde que Brasília adquiriu autonomia política. Ganhou duas vezes, com Cristovam Buarque e Agnelo Queiroz, mas não conseguiu a reeleição.

Na primeira disputa para governador no DF, em 1990, o PT lançou Saraiva e Saraiva, que perdeu para Joaquim Roriz. Em 1994, o então petista Cristovam Buarque foi eleito governador. Quatro anos depois, em 1998, ainda no PT, Cristovam perdeu a reeleição para Joaquim Roriz. Em 2002, Roriz conquistou novo mandato, derrotando, por pouco, em uma eleição dura, o petista Geraldo Magela. Em 2006, Arlete Sampaio foi a candidata do PT. José Roberto Arruda levou no segundo turno. Em 2010, o PT chegou novamente ao Palácio do Buriti, com Agnelo Queiroz. O petista tentou a reeleição, em 2014, mas Rodrigo Rollemberg (PSB) venceu. No último pleito, quando o PT estava em profunda crise de imagem, especialmente no DF, onde o bolsonarismo estava forte, o então candidato petista, Júlio Miragaya, chegou em penúltimo lugar. Foi o nono em votação e obteve apenas 60.592 votos.

Anúncio oficial depois do encontro nacional

O anúncio oficial da pré-candidatura de Leandro Grass pela frente PT-PV-PCdoB só deve ocorrer depois do encontro nacional do partido, marcado para 4 e 5 de junho. Nessa reunião, o comando nacional vai arbitrar conflitos em vários estados onde há embates entre partidos que estão com Lula, mas têm interesses comuns regionalmente.

Com informações do CB

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram