Leandro Grass é o pré-candidato da coligação de Lula ao GDF
O anúncio oficial da pré-candidatura de Leandro Grass pela frente PT-PV-PCdoB só deve ocorrer depois do encontro nacional do partido
O comando nacional do PT decidiu avocar a decisão sobre a candidatura ao Governo do Distrito Federal da federação PT-PV-PCdoB. E a decisão está tomada: o pré-candidato do grupo é o deputado distrital Leandro Grass (PV). A deliberação foi comunicada, ontem, pelo coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da campanha do ex-presidente Lula, José Guimarães, aos pré-candidatos petistas Rosilene Corrêa e Geraldo Magela.
Também participaram da reunião a deputada federal Erika Kokay, a deputada distrital Arlete Sampaio, o ex-deputado Ricardo Vale e o presidente regional do PT, Jacy Afonso. Guimarães foi cordial com os companheiros de partido, mas incisivo. Não interessa à campanha de Lula, com adversários duros, um conflito aberto em Brasília. Logo, é hora de os petistas do DF abraçarem a pré-candidatura de Leandro Grass.
PT-DF nunca abriu mão de candidatura própria
Se a candidatura de Leandro Grass vingar, será a primeira vez na história do DF que o PT abre mão de candidatura própria ao governo. A sigla participou como cabeça de chapa das oito eleições ao Palácio do Buriti desde que Brasília adquiriu autonomia política. Ganhou duas vezes, com Cristovam Buarque e Agnelo Queiroz, mas não conseguiu a reeleição.
Na primeira disputa para governador no DF, em 1990, o PT lançou Saraiva e Saraiva, que perdeu para Joaquim Roriz. Em 1994, o então petista Cristovam Buarque foi eleito governador. Quatro anos depois, em 1998, ainda no PT, Cristovam perdeu a reeleição para Joaquim Roriz. Em 2002, Roriz conquistou novo mandato, derrotando, por pouco, em uma eleição dura, o petista Geraldo Magela. Em 2006, Arlete Sampaio foi a candidata do PT. José Roberto Arruda levou no segundo turno. Em 2010, o PT chegou novamente ao Palácio do Buriti, com Agnelo Queiroz. O petista tentou a reeleição, em 2014, mas Rodrigo Rollemberg (PSB) venceu. No último pleito, quando o PT estava em profunda crise de imagem, especialmente no DF, onde o bolsonarismo estava forte, o então candidato petista, Júlio Miragaya, chegou em penúltimo lugar. Foi o nono em votação e obteve apenas 60.592 votos.
Anúncio oficial depois do encontro nacional
O anúncio oficial da pré-candidatura de Leandro Grass pela frente PT-PV-PCdoB só deve ocorrer depois do encontro nacional do partido, marcado para 4 e 5 de junho. Nessa reunião, o comando nacional vai arbitrar conflitos em vários estados onde há embates entre partidos que estão com Lula, mas têm interesses comuns regionalmente.
Com informações do CB