Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, abre matrículas para o primeiro semestre de 2026

Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, abre matrículas para o primeiro semestre de 2026

Unidade oferece oficinas de esportes e artes em tempo integral

A Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, inicia o ano letivo de 2026 com oportunidades para estudantes que buscam ampliar a formação por meio da arte, do esporte e da tecnologia. Na próxima semana, entre 2 e 4 de fevereiro, a unidade escolar estará com o período de matrículas aberto para o primeiro semestre deste ano. O atendimento será prestado por ordem de chegada, das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Estudantes da rede pública podem escolher entre mais de 20 modalidades de oficinas na Escola Parque Anísio Teixeira | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

A escola é voltada a estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A unidade não atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas militares ou da rede privada.

“A gente acredita que a educação integral acontece quando a gente une o esporte, a arte e a tecnologia para formar um cidadão mais crítico e consciente do seu papel na sociedade”Gilson Cézar Pereira, vice-diretor da Escola Parque Anísio Teixeira

A Escola Parque de Ceilândia oferece um amplo catálogo de atividades, com vagas para turmas que funcionam às segundas e quartas,  terças e quintas ou apenas às sextas-feiras. As aulas de segunda e quarta-feira também são destinadas aos estudantes das escolas de educação em tempo integral da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia. 

O vice-diretor da Escola Parque Anísio Teixeira, Gilson Cézar Pereira, aponta a diversidade de modalidades como o pilar central da unidade. “O nosso propósito aqui na Escola Parque é oferecer um ambiente onde o estudante se sinta desafiado a descobrir novos talentos”, afirma. “A gente acredita que a educação integral acontece quando a gente une o esporte, a arte e a tecnologia para formar um cidadão mais crítico e consciente do seu papel na sociedade”.

O modelo 

O modelo das escolas parque no Distrito Federal é mais do que uma oferta de oficinas: é a materialização da visão do educador Anísio Teixeira para uma educação verdadeiramente integral. Inspirado pelo filósofo John Dewey, o conceito visa à formação completa do aluno, integrando o ensino acadêmico das escolas classe com atividades artísticas, físicas e culturais no contraturno.

Reconhecido como patrimônio cultural do DF, esse sistema pedagógico promove o desenvolvimento amplo do estudante e fortalece o sentimento de pertencimento à cidade. Unidades como a da 308 Sul e a de Ceilândia funcionam como polos de cultura e esporte, transformando a rotina escolar em uma experiência enriquecedora que vai muito além da sala de aula tradicional.

A iniciativa reforça o compromisso da SEEDF com a universalização de oportunidades, garantindo que o jovem da rede pública tenha acesso a ferramentas que estimulem sua criatividade, saúde e protagonismo social.

Veja abaixo as oficinas disponíveis.

Artes e cultura
→ Artes visuais, balé, canto, dança, teatro, violão, violino, teclado e guitarra

Esportes
→ Basquete, futsal, vôlei, tênis de quadra, tênis de mesa, natação, esportes na areia e xadrez

Artes marciais e fitness
→ Jiu-jítsu, muay thai, ginástica rítmica e fitness

Tecnologia
→ Cultura digital.

Para a matrícula, são necessários os seguintes documentos:

→ Declaração escolar atualizada (referente ao mês de janeiro);
→ Cópia do RG e CPF do responsável;
→ Cópia do RG e CPF do estudante (em caso de ausência do RG, levar cópia da Certidão de Nascimento);
→ Duas fotos 3×4 recentes do estudante.

Com informações da Secretaria de Educação 

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram