Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF

Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF

Média de acessos aos domingos foi 70% maior que o registrado antes do programa

O programa Vai de Graça encerrou 2025 com 31.667.479 viagens realizadas sem a cobrança de passagens nos ônibus e metrô do Distrito Federal. De acordo com os dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o programa funcionou durante 69 dias, incluindo domingos, feriados e datas em que o benefício foi estendido por meio de decreto do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Tivemos um aumento substancial na utilização do transporte público coletivo do DF, beneficiando a população em seus deslocamentos para eventos culturais, áreas de esporte, lazer e turismo, além de aumentar o movimento também no comércio local”, avaliou o titular da Semob-DF, Zeno Gonçalves.

Segundo o secretário, a média de viagens aos domingos, que antes do programa girava em torno de 270 mil acessos por dia, subiu mais de 70% com as passagens gratuitas, passando para uma média de 458 mil acessos diários. “O Vai de Graça contribuiu para o incremento no sistema de transporte do DF, que registrou 360.604.983 acessos em 2024, subindo para 388.597.835 acessos em 2025”, comparou Zeno.

O programa funcionou durante 69 dias, incluindo domingos, feriados e datas em que o benefício foi estendido por meio de decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) | Foto: Divulgação/Semob-DF

O programa Vai de Graça começou a funcionar em 1º de março de 2025. Devido ao Carnaval, o primeiro mês foi o mais movimentado, com mais de 4,9 milhões de acessos. Um pouco acima em relação a abril, mês do aniversário de Brasília e Semana Santa, que fechou em 4,8 milhões de viagens de graça. Nos meses seguintes, a média mensal foi abaixo de três milhões de acessos.

Nosso Natal

No período de 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, o programa Vai de Graça foi estendido por decreto do GDF para beneficiar as pessoas que participaram do evento Nosso Natal, na Esplanada dos Ministérios. Além de funcionar o dia todo aos domingos e feriados, o programa funcionou nos demais dias com passagens de graça entre 18h e 23h, em todas as linhas de ônibus e no metrô.

Ao todo, foram 16 dias com transporte de graça para a população, e o sistema registrou 3.706.140 acessos ao transporte público coletivo do DF, nesse período. Os maiores movimentos foram registrados aos domingos, dia 21, com 548.060 viagens, e no dia 28, com 463.050 acessos. No feriado de Natal (25), houve 257.735 viagens pelo Vai de Graça.

*Com informações da Semob-DF

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram