Viaduto leva nova realidade a moradores de Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Viaduto leva nova realidade a moradores de Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Concluída em 2023, com investimento de R$ 30,9 milhões, estrutura beneficia diariamente 60 mil motoristas que passam pelo local

“Sonho antigo”, “nova realidade”… são muitas as expressões que podem definir o viaduto do Recanto das Emas/Riacho Fundo II. Entregue pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 2023, o elevado contribuiu para melhorar a vida dos moradores e visitantes das duas regiões administrativas.

“Como morador aqui do Recanto das Emas, a gente acompanhava esse pedido da comunidade já havia décadas”, lembrou o administrador regional Carlos Dalvan. “O que ele trouxe de mais importante foi a diminuição do tempo no trânsito. As pessoas chegavam ao trabalho mais tarde e tinham que sair de casa mais cedo. Agora, o engarrafamento diminuiu de forma significativa”, acrescentou.

Cerca de 60 mil motoristas passam pelo viaduto e sentem as melhorias ao fazer trajetos como o entre Gama e Samambaia | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), com investimento de R$ 30,9 milhões, a estrutura criou um novo acesso ao Recanto das Emas e ao Riacho Fundo II, e melhorou a fluidez para quem transita no sentido Gama-Samambaia e vice-versa.

A estimativa é de que 60 mil motoristas passem pelo local todos os dias. Funcionário de um posto de combustíveis no Recanto das Emas, Guilherme Abreu é um deles. “Está bem rapidinho para atravessar agora. Eu venho do Riacho [Fundo II] e era um pouquinho demorado. Agora está bem mais tranquilo”, apontou.

Célio Sousa destaca que, com o ganho de tempo no trânsito, pode ficar mais com a família

Já o carteiro Célio Sousa exaltou as vantagens da economia de tempo: “Antes era um terror, engarrafamento todo dia. Agora não. Está bem melhor. [É mais tempo] para ficar com a família, passear um pouco”.

“Antes, levava em média 15 a 20 minutos para sair ou entrar no Recanto das Emas e esse tempo foi diminuído significativamente. As pessoas viram que fez a diferença no dia a dia, inclusive para quem usa o transporte público. Às vezes pegar um ônibus lotado e ter que ficar 15 minutos a mais em pé dentro é bem sofrido. Agora, a realidade é outra”, ressaltou Carlos Dalvan.

Mais obras

Além do viaduto, o Recanto das Emas recebeu cerca de 9 km de novas vias com duas faixas, recuperação asfáltica, estacionamentos, 12,5 km de meios-fios e quase 10 mil metros lineares de rede para captar água da chuva.

“Além de toda a obra de infraestrutura do viaduto, teve a obra de drenagem para que a estrutura não sofresse com problemas de alagamento. Teve, ainda, toda a acessibilidade, ciclovias e calçadas, tudo pensando no bem-estar dos pedestres também”, arrematou o administrador.

Fonte: Ag. Brasilia

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram