Mais de 1 tonelada de cabos clandestinos é retirada no DF

Mais de 1 tonelada de cabos clandestinos é retirada no DF

Operação da Neoenergia desfez ligações irregulares em tempo recorde

Em apenas 15 dias, a Neoenergia Brasília retirou mais de 1 tonelada de cabos clandestinos dos postes do Distrito Federal. O volume supera a meta prevista para um mês de operação e marca a retomada das ações de fiscalização após a queda da liminar que impedia a atuação da distribuidora. As remoções estão concentradas em regiões com risco à segurança da população e da rede elétrica, como Taguatinga, Ceilândia e Candangolândia, conforme mapeamento técnico da empresa.

Segundo a Neoenergia, as empresas de telecom continuam sendo responsáveis pelo ordenamento e pela segurança dos seus fios nos postes, conforme legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cabe à distribuidora, que não tem a função de executar esse trabalho para as empresas, fiscalizar e notificar para que a fiação seja mantida dentro dos padrões. Havendo descumprimento, a Neoenergia poderá remover os cabos de empresas clandestinas ou que ofereçam risco à segurança da população e à rede elétrica.

Todas as associações e empresas do setor foram notificadas para regularizar a situação e iniciar o ordenamento imediato das fiações. Paralelamente, a distribuidora segue atuando nos pontos mais críticos, com reforço das equipes de campo.

“Superar a meta em metade do tempo reforça o compromisso da distribuidora com a sua atribuição de fiscalizar a ocupação irregular e garantir a segurança da população, que é a nossa prioridade nesse momento.”, afirma Gustavo Álvares, diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Não abriremos mão de buscar uma rede segura e seguiremos abertos ao diálogo com todas as empresas.” 

Queda da liminar 

A Neoenergia retomou a fiscalização e a remoção de cabos de telecomunicações irregulares após decisão judicial que derrubou a liminar movida pela Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal (Aspro).

Estima-se que mais de 100 operadoras atuem sem contrato, embora 165 já estejam regularizadas. A medida marca um avanço na segurança e ordenamento da infraestrutura urbana, após quase três anos de restrições que impediram a atuação da distribuidora. Antes da liminar, em 2022, a empresa já havia retirado 22 toneladas de cabos irregulares em todo o DF.

*Com informações da Neoenergia

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram