Estudantes da rede pública contam com mais de 1.160 ônibus de transporte escolar

Estudantes da rede pública contam com mais de 1.160 ônibus de transporte escolar

Frota registra quase 90 mil atendimentos por dia, garantindo acesso à educação para milhares de alunos

Garantir o acesso de crianças e adolescentes à escola é uma das prioridades da Secretaria de Educação (SEEDF). Atualmente, mais de 70 mil estudantes da rede pública de ensino usufruem diariamente, em rotas regulares, do transporte escolar.

Quando somadas as atividades extracurriculares, o número chega a quase 90 mil atendimentos por dia. O serviço contempla estudantes que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso ao transporte público convencional. Em muitos casos, representa a única alternativa para que os alunos frequentem a escola regularmente.

“Hoje, mais de 70% dos nossos ônibus são novos e contam com monitores dentro dos veículos, o que dá uma tranquilidade enorme para as famílias”, afirma a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, Fernanda Mateus.

Estudantes que vivem em regiões urbanas e têm idade acima de 12 anos, por exemplo, costumam utilizar o passe estudantil gratuito para o transporte público coletivo. Já aqueles em localidades afastadas ou sem acesso fácil a linhas regulares contam com o transporte escolar direto.

Fernanda Mateus explica que a adesão a esses ônibus depende de um processo simples, mas essencial: o cadastro na escola. “O primeiro contato tem que ser feito com a unidade escolar”, orienta. “É necessário apresentar a documentação correta na secretaria da escola e se cadastrar. Assim, garantimos que o transporte seja destinado a quem realmente precisa, de acordo com os critérios estabelecidos”. 

Em casos de mudança de endereço, reforça a subsecretária, é fundamental que as famílias informem a escola para a reavaliação do percurso e redirecionamento do ponto de embarque. “Muitas famílias mudam e não atualizam as informações”, comenta. “É preciso procurar a escola nova, verificar se há direito ao transporte escolar na nova localidade e apresentar os documentos exigidos”.

*Com informações da Secretaria de Educação

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram