Morre aos 66 anos, o ex-boxeador Maguila
José Adilson Rodrigues dos Santos vinha sofrendo de ETC (encefalopatia traumática crônica) e estava internado em casa de repouso
José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24, em São Paulo, aos 66 anos de idade. Esposa da lenda do boxe brasileiro, Irani Pinheiro, confirmou a morte no programa “Balanço Geral”, da TV Record.
Trajetória de Maguila como boxeador
Maguila há anos sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao Alzheimer causada pelas repetidas pancadas levadas na cabeça ao longo de sua carreira no boxe.
Nascido em Aracaju, Sergipe, Maguila teve 77 vitórias (61 nocautes), 7 derrotas e um empate em seu cartel como profissional, tendo sido campeão brasileiro, das Américas e mundial de boxe na categoria peso-pesado.
Dentre suas derrotas no ringue, Maguila teve duas emblemáticas contra dois dois maiores de todos os tempos da modalidade: George Foreman, em 1990, e Evander Holyfield, em 1989. Contra Holyfield, o combate valia o cinturão do WBC.
Ele se aposentou dos ringues no ano 2000. Ao longo de sua carreira, Maguila se notabilizou pelo carisma das entrevistas pós-luta, onde citava uma imensa lista de agradecimentos. Depois, chegou a trabalhar na TV Record ao lado de Tom Cavalcante no programa “Show do Tom”.
Em suas redes sociais, Acelino Freitas, o Popó, prestou homenagem a Maguila. “Descanse em paz, meu eterno campeão”, postou o baiano.
Por que Maguila?
Ele recebeu esse apelido devido a sua semelhança no porte físico com o personagem “Magilla Gorilla” dos desenhos animados.
Com Estadão