GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões
Gestores do governo participam de feira internacional de transporte ferroviário para identificar tecnologias viáveis para a ampliação da frota. O planejamento é adquiri mais 15 novos trens.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e o diretor de Manutenção e Operações, Márcio Guimarães de Aquino, participaram do Fórum sobre Transporte Público e estão visitando a exposição de trens e equipamentos de transporte ferroviário.
“Nos reunimos com diretorias de empresas do setor, entre elas a CRRC, que é uma das maiores fornecedoras mundiais de equipamentos de transporte ferroviário”, informou o secretário Zeno Gonçalves. Segundo ele, o objetivo “é reunir o máximo de informações sobre tecnologias e oportunidades de negócios para subsidiar as decisões do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão sobre a aquisição de novos trens para o Metrô-DF”.
Nos encontros com os empresários da indústria de equipamentos de transporte, o presidente do Metrô apresentou o projeto de ampliação e modernização do GDF. O objetivo é aumentar a capacidade de operação e oferecer maior conforto, rapidez e segurança para os usuários do sistema.
“O projeto tem como meta reduzir o intervalo entre os trens, passando dos atuais 3 minutos e 48 segundos no tronco para cerca de 2 minutos e 36 segundos, juntamente com as modernizações dos Sistemas de Energia da Linha 1 do Metrô-DF, que se encontra em execução, e a de Sinalização e Controle, em fase de planejamento da contratação”, explicou Handerson Cabral.
A Innotrans é uma feira realizada a cada dois anos, em Berlim, capital da Alemanha. Em sua 14ª edição este ano, o evento foi encerrado nesta sexta-feira (27). Um dos maiores atrativos da Innotrans é a exposição ao ar livre de vagões e até trens de alta velocidade, que são exibidos em pátio com 3.500 metros de trilhos.
*Com informações da Semob-DF