Restaurantes comunitários vão oferecer três refeições diárias para população em situação de rua

Restaurantes comunitários vão oferecer três refeições diárias para população em situação de rua

Medida terá início na próxima semana em todas as unidades do DF; em entrevista, secretária de Desenvolvimento Social detalha ações para esse público, desde alimentação até acolhimento

A partir da próxima semana, os 16 restaurantes comunitários vão ofertar gratuitamente todas as refeições para pessoas em situação de rua. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (6) pela secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. Desde 2020, esse público, acompanhado das equipes de Abordagem Social, já tinha garantia do almoço nos equipamentos. Com o decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado recentemente, os restaurantes também passam a oferecer café da manhã e jantar, conforme capacidade de atendimento de cada unidade.

“O governador assinou decreto e nós teremos, agora, a oferta do café da manhã, almoço e jantar. A partir da semana que vem, o decreto começa a ser aplicado na prática em todos os 16 restaurantes comunitários”, disse a secretária Ana Paula Marra (à esquerda) | Foto: Divulgação/Sedes

Hoje, são quatro os restaurantes comunitários que têm jantar: Arniqueira, Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina e Recanto das Emas. Em entrevista ao CB Poder, do jornal Correio Braziliense, nesta segunda, Ana Paula Marra reforça que a Sedes estava em processo de adequação dos contratos com as empresas terceirizadas para garantir o serviço em todos os equipamentos.

“Nós assumimos a gestão da secretaria em 2020, e sempre houve uma preocupação sobre como ficariam as pessoas em situação de rua naquele momento de pandemia, com tudo fechado. Os restaurantes comunitários mantiveram a oferta de refeições, por meio de marmitas, sem aglomeração. Desde esse período, nós incluímos a população que vive nas ruas, de forma gratuita. Isso ficou em vigor até o momento porque nós percebemos essa necessidade”, explica. “O governador assinou decreto e nós teremos, agora, a oferta do café da manhã, almoço e jantar. A partir da semana que vem, o decreto começa a ser aplicado na prática em todos os 16 restaurantes comunitários”.

A secretária de Desenvolvimento Social, também destacou na entrevista a inclusão da modalidade pernoite no edital de chamamento público com duas mil novas vagas de acolhimento institucional.

“Na pandemia, quando todos estavam em isolamento social, nós construímos dois alojamentos temporários, um no Autódromo e outro no estacionamento do estádio do Abadião, em Ceilândia, de forma emergencial. Eram 200 vagas em cada um e teve grande adesão. Foi quando começamos a pensar nessa possibilidade. O pernoite vem para trazer essa dignidade noturna. A pessoa vão chegar às 19h e ficar até às 7h, e terão direito a um jantar, uma cama, tomar banho, colocar uma roupa limpa, dormir longe do frio, poderão acordar e continuar suas atividades da forma que eles quiserem”, pontua a gestora.

“É uma novidade, é a primeira vez que vamos implementar de forma permanente. Colocamos no edital 200 vagas inicialmente para ver como será essa adesão das pessoas em situação de rua. Enquanto em uma casa de passagem são, no máximo, 50 pessoas, na modalidade pernoite, justamente pela rotatividade, nós vamos ter de 50 a 200 pessoas no local. Isso tudo vai variar de acordo com a entidade que vai assumir o serviço”, ressalta.

*Com informações da Sedes

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram