Mangueiras de incêndio e esguichos do Túnel de Taguatinga Rei Pelé são furtados

Mangueiras de incêndio e esguichos do Túnel de Taguatinga Rei Pelé são furtados

Crimes prejudicam o trabalho do Corpo de Bombeiros em eventuais emergências. Prejuízo para repor os equipamentos passa dos R$ 8 mil

O recém-inaugurado Túnel Rei Pelé tem sido alvo de vândalos. Em plena luz do dia, pedestres suspeitos adentraram na obra viária e furtaram 13 mangueiras de incêndio e cinco esguichos, instrumentos essenciais no combate às chamas em casos de emergência. O monitoramento dentro do túnel é 24h e, no momento do flagrante, as equipes de segurança acionaram a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Entre esta terça (20) e quarta-feira (21), sete mangueiras haviam sido furtadas. De acordo com as imagens do circuito de segurança, o suspeito entra no Túnel Sul, pega as mangueiras, coloca dentro de um carrinho de recicláveis e segue sentido marginal do Pistão Sul. O prejuízo para repor as mangueiras vai ser de aproximadamente R$ 8 mil.

O agente de trânsito do DER José Reis, que fica na sala de controle do Túnel Rei Pelé, estava no local de trabalho quando o crime aconteceu. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O furto do material prejudica a atuação dos militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) em eventuais emergências. Para que a segurança da população não seja afetada, viaturas ficarão de prontidão na região para atender eventuais ocorrências.

“Essas mangueiras são importantes porque proporcionam para nós uma ação mais rápida e energética para fazer salvamento e combate ao incêndio com possíveis vítimas. Até que as mangueiras sejam repostas, nossas viaturas estão ficando aqui de forma preventiva em horários de pico. Se acontecer alguma ocorrência, teremos um deslocamento mais rápido até o local do sinistro“, explicou o comandante especializado do CBMDF, coronel Deusdete Vieira.

O secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho, ressalta a importância de a população se conscientizar. “É proibida a passagem de pedestres no túnel, é um risco muito grande. A gente tem a expectativa que consigamos capturar essas pessoas e conscientizar a comunidade para denunciar, caso presencie alguma situação como essa”, afirmou

Segundo a PMDF, um suspeito foi detido e encaminhado para a 12ª Delegacia de Polícia, que segue com as investigações. Para o coordenador de Ações de Operação Técnica do Túnel Rei Pelé, Márcio Francisco Costa, esses furtos prejudicam a segurança do local. “Isso causa um grande prejuízo e afeta a segurança da via também. As mangueiras serão repostas, mas todas as ações junto à PMDF foram tomadas para que isso não aconteça mais”, detalhou.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O agente de trânsito do DER José Reis estava na sala de controle quando o crime aconteceu. “Estamos aqui para verificar o trânsito, mas também verificamos pedestres. Observamos que hoje de manhã algumas mangueiras sumiram e imediatamente acionamos a PMDF.”

As mangueiras de incêndio e os esguichos estão espalhados por toda a extensão do Túnel Rei Pelé. Os equipamentos são fundamentais para a atuação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) em qualquer emergência dentro do local.

Penalidades

O suspeito que for flagrado pegando as mangueiras do túnel responderá pelo crime de furto, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. O Código Penal prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite. A legislação também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança e concurso entre pessoas.

Com Ag. Bsa

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram