Dia do Evangélico: Veja mensagens de líderes evangélicos do DF

Dia do Evangélico: Veja mensagens de líderes evangélicos do DF

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. (Rm. 1:16)

O Dia do Evangélico, feriado no Distrito Federal, foi criado pela Lei Distrital nº 893/1995, por proposição do então deputado Carlos Xavier. É comemorado no DF anualmente em 30 de novembro. De acordo dados oficiais, cerca de 1 milhão de pessoas se declaram evangélicas no DF.

Celebrado pelos cristãos no dia 30 de novembro, o Dia do Evangélico se tornou uma data importante no calendário oficial do Distrito Federal, onde evangélicos, pastores e líderes, tem a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o papel da igreja, principalmente nos dias difíceis que estamos atravessando.

Pr. Chancerley Santana, coordenador geral do COPEV-DF.

De acordo com o Pr. Chancerley, coordenador geral do Conselho de Pastores do DF (COPEV) o feriado do Dia do Evangélico é importante para revelar o amor de Deus e mostrar o trabalho social que as igrejas realizam. “Mais de 40% da população do Distrito Federal é evangélica, um número expressivo, um seguimento que cresce muito”.

Além de homenagear os adeptos do protestantismo, o Dia do Evangélico também representa uma oportunidade para ampliar os debates sobre a liberdade de crenças e combate à intolerância religiosa. Esses temas são tratados em âmbito governamental, que tem entre seus compromissos promover uma cultura de respeito à diversidade de religiões no DF.

Pr. Ronaldo Fonseca. Foto: Kenny Olee.

Segundo o Pr. Ronaldo Fonseca, presidente da Assembleia de Deus – ADET e Coordenador Geral do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleia de Deus do Brasil (CGADB), “O Dia do Evangélico” marca uma data importante para a sociedade, pois destaca um segmento que está envolvido no trabalho social, mudança de vida das pessoas, igualdade social, e valorização do ser humano. Esta data tem que ser comemorada todos os dias, pois ela nos traz uma reflexão importante sobre o papel e a unidade da igreja na sociedade. Desejo a todos os cristãos evangélicos, um feliz dia e que possamos alcançar novos horizontes em dias tão difíceis como estamos passando”.

O Pastor e deputado eleito Daniel de Castro postou em suas redes sociais: “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião”. Isaías 52:7. Feliz dia do Evangélico! Para todos nós que levamos as boas novas nesse Brasil.

Dentre os serviços sociais realizados em Brasília, a igreja incentiva e apoia a construção e o desenvolvimento de creches e dos centros de recuperação de dependentes químicos. Também realizam serviços de assistência social – como, por exemplo, o acolhimento de meninos de rua. 

Para o Bispo Renato Andrade, presidente daIgreja Abençoando as Nações, “Aproveito este dia para parabenizar ao povo cristão evangélico que ajudou o Brasil, pela evangelização, e somado a isso a grande participação na formação educacional, ambiental, política e social do DF e do Brasil. Parabéns a todos!”.

Bispo Renato Andrade. Foto: Agenda Capital

Segundo o Bispo Robson Rodovalho, presidente daIgreja Sara Nossa Terra), “o dia do evangélico celebrado nesta segunda-feira (30), é o dia do povo que crê no poder do Evangelho de Jesus Cristo, como uma força transformadora, restauradora e capaz de levar o homem a salvação eterna. O apóstolo Paulo diz em Romanos, cap. 1, que o Evangelho é o poder de Deus. Consequentemente ser evangélico que dizer ser parte do povo que crê e recebe o poder de Deus em sua vida todos os dias. Que Deus abençoe sua vida, sua família e seu povo nesta data que celebramos”.

Bispo Robson Rodovalho, líder da Sara Nossa Terra. Foto: Reprodução.

De acordo com o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, Pr. Josimar Francisco, “Esta data tão importante que é o Dia do Evangélico, representa para todos nós uma conquista de vários líderes da cidade para que este dia acontecesse. Neste ano em especial, nós estamos comemorando mesmo em meio a Pandemia da covid-19, o crescimento do evangelho, a unidade da igreja e principalmente como evangélico entendemos a nossa posição na sociedade”, ressalta o líder religioso. 

Primeiras igrejas evangélicas

As primeiras igrejas evangélicas têm origem na Reforma Protestante de 1517, quando o teólogo Martinho Lutero (1483-1546) escreveu “95 teses” com uma série de críticas à Igreja Católica. Entre os protestantes, atualmente, estão os luteranos, os batistas, os presbiterianos, as igrejas reformistas, as pentecostais e as adventistas, entre outras.

Os protestantes são um dos grupos do cristianismo. Já os evangélicos “são um dos muitos grupos dentro do protestantismo”, apontam os pesquisadores de religiões.

Segundo os estudiosos, o “evangelicalismo” – uma tradução literal do inglês “evangelicalism” – representa as igrejas que se distanciam do protestantismo mais liberal. É um movimento mais recente, que pode ser visto em algumas igrejas pentecostais e neopentecostais que surgiram a partir do século XX.

Pastores “influencers”

Os evangélicos se destacam por suas fortes ligações à cultura protestante, com cultos realizados em grandes pavimentos, e uma cultura que vem ganhando traços modernos. A nova era de pastores “influencers” tem como objetivo trazer os ensinamentos cristãos para o público jovem a fim de conquistar ainda mais fiéis.

O Dia do Evangélico ganha maior peso de importância ao mesmo tempo que a religião se propaga em ritmo acelerado no país. Por isso, se tornou uma data das mais importantes para o calendário religioso brasileiro.

Fonte: Agenda Capital

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram