Relaxar é preciso: Por que não nos permitimos descansar?
O descanso é o ponto de partida, o lugar onde nascem grandes conquistas e uma das condições necessárias para podermos falar de bem-estar.
Dia a dia nos perdemos em um mundo de rotinas exaustivas, horas de trabalho e esforço sem fim que aos poucos nos esgotam psicologicamente, socialmente e fisicamente. Como lidar com isso, como não desmoronar sem chegar ao limite de não fazer nada? Permitir-se descansar é uma das chaves.
Às vezes, tentando nos despedir daqueles dias exaustivos e eternos, decidimos deixar tudo para trás, mas com isso vêm consequências que desencadeiam nossa ansiedade. Então, como garantir que nossa vida não se transforme em trabalho, estudo ou dedicação total aos outros? Como transformar nossas rotinas tóxicas em saudáveis?
Defina prioridades para poder descansar
Às vezes o que acontece é que não encontramos o espaço adequado para descansar. Podemos até pensar que não existe. Mas já consideramos essa questão em detalhes? É necessário estabelecer prioridades para encontrar aquele descanso tão esperado em nosso tempo. Vamos identificar algumas maneiras de alcançá-lo:
Vamos estabelecer metas.
Isso tornará mais fácil reconhecer ou definir um destino real. Ao fazer isso, você começará a perceber o que realmente quer fazer.
Um passo de cada vez.
Dedicar-se a uma infinidade de coisas ao mesmo tempo pode fazer com que nenhuma delas dê certo. Melhor vamos aos poucos construindo o caminho para alcançar nossos objetivos.
O que é indispensável no “aqui e agora”? Pensemos no presente, isso ajuda-nos a perceber quais são as questões a que devemos dar prioridade, porque há momentos que não devemos deixar passar e que a nossa intervenção imediata é necessária.
Soltar.
Querer cobrir todo o espaço de desafios que identificamos pode se tornar uma verdadeira ilusão… quando a realidade é que os recursos que temos são limitados.
Todas estas estratégias ajudam-nos a estar mais perto do descanso. Lembremos que descansar não é apenas uma questão física, é também mental e social. Se estabelecermos prioridades, será mais fácil encontrar esses espaços de descanso; o melhor de tudo é que: está em nossas mãos!
Entre em sintonia com você
Todos nós trabalhamos com uma definição de quem pensamos que somos hoje e com uma definição à qual gostaríamos de nos encaixar. Uma diferença significativa entre os dois pode gerar uma grande ansiedade.
O aumento da coerência, baseado no autoconhecimento, significa que podemos aproveitar melhor a inércia quando as circunstâncias nos favorecem. Além disso, teremos mais força e recursos quando estas circunstâncias não estiverem a nosso favor. Assim, essa sintonização nos tornará mais poderosos.
A autorregulação é fundamental para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Leva-nos a estabelecer uma lista coerente de prioridades e a livrar-nos daquilo que só representa um fardo. María Del Carmen González e Javier Touron, em seu livro Autoconceito e desempenho escolar, nos falam sobre a relação entre autoconhecimento e motivação.
Permitir-se descansar contribui para o nosso bem-estar
Permitir-nos descansar não se trata apenas de estar em sintonia conosco mesmos e estabelecer prioridades, mas também de dar a nós mesmos espaço para melhorar nossa saúde. Abraham Maslow, um psicólogo americano, concebeu uma pirâmide de necessidades, na base estão as básicas, o descanso é uma delas. Vemos isso como uma questão biológica, porque, ao não fazê-lo, estamos sobrecarregando nosso corpo.
Mas o descanso vai além do sono. Significa também dar à nossa mente um espaço para se desconectar da rotina, dando-nos um espaço para nós mesmos e para não estarmos ocupados o tempo todo com o social. Em outras palavras, permitir-nos descansar é deixar fluir uma harmonia entre nosso corpo, nossa mente e nossas emoções.
Um compromisso de construir passo a passo o que queremos alcançar, deixando de lado o que nos machuca e aqueles que são tóxicos para nós. Devemos fazer da autorregulação nossa melhor aliada, abrindo nossa consciência para a realidade que habitamos diante de um mundo de possibilidades, aberto, que sempre existirá.
*María Alejandra Castro Arbeláez – Psicóloga e escritora (Via a Mente Maravilhosa)
Fonte: Agenda Capital