Via de ligação entre boulevard do Túnel de Taguatinga e EPTG pronta para pavimentação

Via de ligação entre boulevard do Túnel de Taguatinga e EPTG pronta para pavimentação

Corredor exclusivo para ônibus será conectado à EPTG por pista revestida de concreto; na terça (18), já foi aplicada a sub-base feita de brita graduada

A via de ligação entre o corredor exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) entrou em processo de pavimentação. Depois de passar por terraplanagem e compactação, o trecho de 150 m recebeu uma camada de brita graduada simples (BGS), na terça-feira (18). O próximo passo antes de partir para o revestimento é fazer a base de concreto compactado a rolo (CCR).

O pavimento rígido foi o material escolhido para cobrir as faixas do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). Feito de concreto de cimento Portland, esse material tem vida útil até três vezes maior que o asfalto. Por isso, seu uso é recomendado em corredores exclusivos para ônibus e vias de tráfego pesado.

Via entre boulevard do Túnel de Taguatinga e EPTG pronta para pavimentação. Trecho recebeu camada de brita, etapa do processo de pavimentação. Foto: Fiscalização da SODF

Firmeza do solo

A equipe está atenta ao fato de que, antes de receber qualquer uma das camadas que antecedem a concretagem, é preciso ter a certeza de que o solo compactado apresenta a firmeza necessária. 

“A resistência do subleito é verificada em laboratório, onde é medido o grau de compactação de uma amostra retirada do solo”, explica o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro Silva. A meta é uma só: chegar a 100% de compressão. Qualquer resultado diferente indica que o ponto de umidade do solo não está ideal.

“Como o teste apresentou resultado positivo, passamos para a próxima etapa do processo: espalhamos uma camada de 10 cm de BGS, material que serve como sub-base do pavimento”, conta Antônio Carlos. “E, até o final da semana, entraremos com a mistura de brita e cimento conhecida como CCR”. O pavimento rígido, com 24 cm de espessura, será feito por cima dessa base.

Com Ag. Brasília

Fonte: Agenda Capital

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram