Autoridade dos Estados Unidos diz que Rússia está “queimando” suas armas de alta tecnologia na guerra na Ucrânia
Estoques de armas avançadas da Rússia estão diminuindo rapidamente na Ucrânia e o país não consegue garantir as peças para substituí-las, disse o vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo, à CNN
A Rússia está procurando desesperadamente maneiras de contornar as sanções ocidentais para reabastecer suas forças armadas, disse uma autoridade dos Estados Unidos em entrevista exclusiva à CNN nesta sexta-feira (14). Enquanto isso, os estoques de armas avançadas da Rússia estão diminuindo rapidamente na Ucrânia e ela não consegue garantir as peças para substituí-las.
Aqui está o que Wally Adeyemo, vice-secretário do Tesouro dos EUA, disse a Kevin Liptak, da CNN:
As deficiências de equipamentos da Rússia estão forçando as decisões de Moscou no campo de batalha: “Eles precisam fazer escolhas críticas sobre o que podem fazer no campo de batalha porque não têm os tanques de que precisam, não têm o equipamento de que precisam para fabricar helicópteros, não não têm os semicondutores de que precisam para lançar mísseis de precisão na Ucrânia”.
As sanções ocidentais exacerbaram os problemas para os problemáticos militares russos: “A Rússia está ficando sem tropas, estão ficando sem munição. Estão ficando sem tanques e outros materiais”. As sanções do Ocidente e os controles de exportação “tornam mais difícil para eles reforçar suas tropas e obter as coisas de que precisam”, acrescentou.
Moscou está usando empresas substitutas e elites russas para tentar escapar das sanções, mas a China não ajuda muito: “A China não pode fornecer à Rússia o que a China não tem. E a China não produz os semicondutores mais avançados. Esses são produzidos por nossos aliados e parceiros. Então a Rússia está procurando por essas coisas. A razão pela qual eles estão usando seus serviços de inteligência e empresas de fachada para tentar obtê-los é porque os países para os quais eles naturalmente recorreriam não os têm”.
Contexto
A CNN informou na sexta -feira que as sanções ocidentais reduziram drasticamente a capacidade da Rússia de reabastecer as munições que está usando na Ucrânia, de acordo com uma nova análise do Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional.
Os detalhes da análise foram compartilhados em uma apresentação com autoridades financeiras de quase 30 países na sexta-feira, que se reuniram no Departamento do Tesouro para uma atualização de Adeyemo, entre outros funcionários dos EUA.
Com CNN Internacional
Fonte: Agenda Capital