São Sebastião a um passo da regularização fundiária
Foto: Francisco Nero
Renovação na CLDF pode, finalmente, viabilizar o processo na região
São Sebastião completa 30 anos em 2023, mas ainda não resolveu seu principal problema: a regularização fundiária. Moradores de vários bairros ainda convivem com o medo de perderem suas casas, onde estão há tanto tempo. Apesar dos notórios avanços durante a gestão atual do Governo do Distrito Federal, ainda é preciso ir além. A oportunidade ideal ocorre neste fim de semana, durante as eleições, quando candidatos já deixaram explícito em seus planos de governo o compromisso em concretizar essa demanda.
Entre as propostas mais concretas está estão aquelas definidas por Renata d’Aguiar. Um dos principais nomes do PMN, ela apareceu entre as principais intenções de voto na mais recente pesquisa Correio Opinião, divulgada nesta semana. “Meu objetivo é muito claro e bem direto: quero e vou lutar pela regularização de São Sebastião, principalmente, das áreas mais vulneráveis”, garantiu, ao citar os bairros Capão Cumprido, Morro da Cruz e Expansão da Vila do Boa.
Segundo ela, nas duas últimas gestões da Câmara Legislativa do DF (CLDF), a Casa contou com representantes da cidade, seja como titular ou suplente em uma das 24 cadeiras de deputado distrital. “Temos que renovar. Se eles não tiveram a capacidade para isso. Mas eu vou fazer”, enfatiza Renata d’Aguiar.
Vale destacar que, mesmo sem mandato, Renata implantou ações profundas em São Sebastião. Neste ano, ela instalou uma unidade do Reciclando o Futuro na região.
A unidade oferece cursos cursos variados, entre eles o Mulheres Empreendedoras e o Girl Power. O primeiro capacitou as participantes para o mercado de trabalho e o segundo, em línguas estrangeiras, num total de cerca de 500 alunas. Atualmente, atividades esportivas e um creche estão disponíveis para a comunidade no local.
O Reciclando o Futuro faz trabalhos socioassistenciais nas áreas mais vulneráveis do DF, atendendo mais de 20 mil famílias desde 2017.
Caso seja eleita, além da viabilização da regularização fundiária e das ações socioassistenciais, Renata d’Aguiar tem as seguintes propostas para São Sebastião:
- Construir a Casa da Mulher;
- Construir escolas e Creches públicas;
- Construir um Hospital Veterinário e Abrigo público para animais;
- Construir um Campus Universitário;
- Estudar a viabilidade do Trânsito;
- Ligar o Morro da Cruz ao PRO/DF;
- Implementar novas parada de ônibus;
- Endereçar os novos Bairros da Cidade;
- Reformar e ampliar o 21° BPM e construção de galpão para monitoramento 24H;
- Construir a Quadra de esportes do 17° CBM/DF e construir a sede para a Brigada 17°CBMDF;
- Ampliar a quantidade de Câmeras de Monitoramento;
- Reforçar e dar mais recursos para o Batalhão Rural;
- Destinar Aemendas para manutenção da UPA;
- Destinar recursos para as UBS de São Sebastião;
- Implantar o sistema de águas pluviais em toda a cidade, incluindo novos bairros e condomínios.
- Implantar a Iluminação Pública nos novos bairros de São Sebastião
- Reformar o Parque de Exposição
- Reformar o Ginásio de Esportes
- Construir e revitalizar as quadras de esporte