TCDF pede explicações à Secretaria de Educação sobre a destinação de recursos do PDAF para o desfile de 7 de setembro

TCDF pede explicações à Secretaria de Educação sobre a destinação de recursos do PDAF para o desfile de 7 de setembro

Por g1 DF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal deu cinco dias para a Secretaria de Educação do DF (SEE/DF) explicar a destinação de R$ 200 mil de recursos do Programa de Descentralização de Administração Financeira (PDAF) para custear a participação de alunos no desfile de 7 setembro. A determinação ocorreu, de forma preliminar, no dia 25 de agosto, mediante despacho do conselheiro relator do processo nº 00600-00009902/2022-57-e. Essa decisão foi referendada pelo Plenário da Corte de Contas em sessão plenária realizada na última quarta-feira, dia 31 de agosto.

De acordo com a Lei 6.023/2017, que institui o PDAF, os recursos do Programa são destinados a promover a autonomia para o desenvolvimento de iniciativas das escolas e das regionais da rede pública. Os recursos devem ser usados para contribuir com a melhoria da qualidade de ensino, realização do projeto político-pedagógico e execução das ações administrativo-operacionais.

No entanto, a Portaria nº 796, de 15 de agosto, da SEE/DF, destina R$ 200 mil para “subsídio às necessidades de preparação de 7 (sete) pelotões compostos por 1.175 estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, que participarão do desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, do ano corrente, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil”.

Esse assunto chegou a conhecimento da Corte de Contas por meio de uma representação, que também pede a suspensão dos efeitos da Portaria nº 796/2022, de forma a impedir a utilização de recursos do PDAF para o custeio do desfile. Porém o Tribunal vai ouvir preliminarmente a Secretaria de Educação, que foi notificada para prestar esclarecimentos no dia 31 de agosto.

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram