Queda de temperatura no DF e chuvas em locais isolados, alerta Inmet
Nessa quarta-feira (10/8), choveu em algumas áreas isoladas e deve seguir até sexta-feira (12/8). Calor deve voltar no domingo
Mesmo que em áreas isoladas, finalmente voltou a chover no Distrito Federal. Registros foram feitos na região do Plano Piloto, Planaltina, Recanto das Emas, e Octogonal. Devido uma frente fria, a temperatura cairá 5°C, o que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de perigo. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, ainda há chances de chuvas nesta semana, nesta quinta e sexta-feira. O frio deve ficar intenso, atingindo a temperatura mínima de 11ºC e a máxima de 26ºC/27ºC, a umidade relativa do ar ficará a máxima em 70% e mínima de 30%.
Para hoje, a previsão é de que a mínima caia para 11°C. Amanhã, pode atingir 10º graus. Ontem, a mínima registrada foi de 17°C. A máxima para os próximos dias ficarão entre 27°C e 28°C. De acordo com o Inmet, essa variação abrupta de temperatura pode causar choque térmico no corpo e provocar ataques alérgicos. O instituto destaca que a chuva apareceu mais cedo nesta época do ano. Em 2021, a primeira precipitação de agosto foi no dia 31.
O Distrito Federal não registrava chuva desde o dia 7 de maio, ou seja, há 95 dias. O instituto emitiu alerta laranja de perigo para a queda da temperatura na capital. A explicação para o frio é a presença de uma massa de ar polar que chegou ao país nesta quarta.
Essa massa de ar frio vem reduzindo temperaturas nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste. Ao todo, são 15 estados com alerta laranja de declínio de temperatura no país.
O alerta de perigo é o segundo mais alto em uma escala de quatro avisos. De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o declínio brusco da temperatura pode trazer riscos à saúde dos moradores do DF. “Quando for quente na seca a gente pede para evitar de fazer atividades físicas, porque está quente e com baixa umidade. E quando for frio fica mais fácil de desenvolver doenças respiratórias, porque vai ter uma chuva fraca e vai poder ter esse problema de saúde caso saia sem agasalho”, contou a meteorologista.
Da Redação do Agenda Capital