Donald Trump diz que FBI faz operação de busca e apreensão em sua casa na Flórida

Donald Trump diz que FBI faz operação de busca e apreensão em sua casa na Flórida
President Donald Trump gestures during an interview in the Oval Office of the White House in Washington on Thursday, Oct. 18, 2018. President Trump said on Thursday that he believes the Saudi journalist Jamal Khashoggi is dead, and he expressed confidence in intelligence reports from multiple sources that strongly suggest a high-level Saudi role in Khashoggi’s assassination. (Doug Mills/The New York Times)

FBI e Departamento de Justiça não realizaram comentários oficiais sobre operação até o momento

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta segunda-feira, 8, que o FBI estava fazendo uma operação de busca e apreensão no seu resort privado em Palm Beach, na Flórida, conhecido como Mar-a-Lago. De acordo com fontes anônimas, a investigação está, em parte, ligada à investigação sobre caixas de arquivos confidenciais que o ex-presidente levou para a sua residência depois de ter sido da presidência.

Até o momento, o FBI e o Departamento de Justiça se recusaram a fazer comentários oficiais sobre a operação. A ação é profundamente incomum para um ex-presidente e representa um momento histórico da relação de Trump com o Departamento de Justiça, dentro e fora da Casa Branca. A relação é conturbada desde o início do mandato do republicano, quando ele demitiu, em 2017, o então diretor do FBI James Comey, que chefiava investigações sobre integrantes da campanha de Trump e a suposta ligação com a Rússia.

No comunicado, Trump afirma que a operação foi “sem aviso prévio” e afirmou que não era “necessário ou apropriado”. O ex-presidente ainda acusou, sem provas, os democratas de armar o “sistema de justiça” contra ele. “Depois de trabalhar e cooperar com as agências governamentais relevantes, este ataque não anunciado em minha casa não foi necessário ou apropriado”, declarou Trump em comunicado.

“Eles até invadiram o meu cofre!”, acrescentou. “Qual é a diferença entre isso e Watergate, onde agentes invadiram o Comitê Nacional Democrata? Aqui, ao contrário, os democratas invadiram a casa do 45º Presidente dos Estados Unidos.”

Trump é investigado pelo Departamento de Justiça sobre caixas de registros com informações confidenciais que foram carregadas para a sua residência na Flórida após o fim do seu mandato. A devolução do material foi solicitada pelos Arquivos Nacionais dos EUA durante meses, mas Trump só devolveu ao ser ameaçado de uma ação judicial para recuperá-las. Tratavam-se de 15 caixas.

O ex-presidente se tornou conhecido durante todo o mandato por rasgar material oficial, que deveria ser mantido para arquivos do governo.

Segundo New York Times, fontes ligadas à investigação afirmam que a operação desta segunda-feira foi, em parte, para descobrir se algum arquivo confidencial não havia retornado e permanecia na residência. Ela teria acontecido durante a manhã nos Estados Unidos, apesar do comunicado ter sido feito durante a tarde.

Entretanto, Ainda não está claro se a busca do FBI está somente relacionada a essa investigação. Além dela, Washington também investiga separadamente a participação de Trump para reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020 e na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

(ASSOCIATED PRESS, WASHINGTON POST, NEW YORK TIMES)

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram