Após “vitória” de Izalci, resultado da federação PSDB/Cidadania deve ser judicializado
Resultado da reunião ocorrida nesta terça-feira (26), provocou crise na federação e deverá ser contestado pelo Cidadania
Em reunião para definir o comando da federação PSDB/Cidadania que ocorreu nessa terça-feira (26/7), foi nítido a crise que culminou com a vitória momentânea do senador Izalci para disputar o GDF. A reunião terminou com bate-boca entre os integrantes da federação.
Segundo o senador Izalci Lucas (PSDB), “em nome da federação e com a legitimidade que me foi concedida pela direção nacional, poderei articular com todos os que querem derrotar o atual governador”.
Para a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), “o que aconteceu hoje foi muito sério. Foi uma ‘tratoraça’, enfiou goela abaixo. Eu fiquei muito impressionada porque eu falava e ninguém me ouvia”, disse a parlamentar. A deputada disse ainda que vai insistir na pré-candidatura, mesmo sem ter o endosso partidário. “Chega de machismo, chega de achar que ‘carteirada’ vale”, afirmou.
Cidadania pode judicializar
Quem pensa que a novela em torno da federação terminou com o resultado de ontem, está enganado. De acordo com os advogados do Cidadania e da própria Paula Belmonte, existe a possibilidade de recorrer ao Judiciário contra a decisão.
Segundo informações que obtidas pelo Agenda Capital, os advogados do Cidadania devem alegar que o estatuto da federação foi desrespeitado, pois confere o controle em cada regional ao partido mais votado nas últimas eleições para deputado federal, caso do Cidadania em Brasília.
O Cidadania Mulher divulgou carta aberta denunciando “violência política contra a deputada federal Paula Belmonte”. Critica ainda a forma como se está conduzindo as negociações em torno das chapas majoritárias no Distrito Federal. Paula afirma que construiu alianças com cinco partidos – União Brasil, Podemos, PSC, Partido Novo e PRTB – enquanto seu concorrente Izalci, mesmo sendo candidato há quatro anos, está só com os tucanos locais e sequer conta com nominatas de peso.
O confronto entre o senador Izalci Lucas (PSDB) e a deputada Paula Belmonte (Cidadania) vai deixar sequelas. Os dois estão rompidos politicamente e nos próximos dias muita coisa ainda vai acontecer. Cenas dos próximos capítulos!!!
Da Redação do Agenda Capital