Ibaneis anuncia 4ª dose contra Covid para maiores de 50 anos
A 4ª dose da vacina para quem tem 50 anos ou mais começa nesta sexta (3) no DF. O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo por meio de uma rede social, nesta quarta-feira.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta quarta-feira (01), a 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com mais de 50 anos a partir desta sexta-feira (3), no Distrito Federal. O anúncio foi feito através do Twitter. Os postos para imunização ainda serão divulgados.
Em Brasília, o reforço na vacinação de idosos começou a ser administrado no dia 1º de abril, para quem tinha 80 anos ou mais. No dia 14 de abril, a campanha foi ampliada para aqueles com mais de 70 anos. Em maio, maiores de 60 anos foram autorizados a tomar uma nova dose dos imunizantes.
Por que é preciso aplicar a quarta dose?
No final de março, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica que justifica a decisão de aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19. À época, a recomendação era voltada a pessoas acima de 60 anos.
Segundo a pasta, os dados de casos, hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no país indicavam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos de idade”.
Ainda de acordo com o documento, essa redução da efetividade das vacinas após quatro ou cinco meses nos mais idosos pode ser em parte explicada pelo processo da imunossenescência, ou o envelhecimento natural do sistema imunológico.
Pode tomar a vacina da gripe e da Covid no mesmo dia?
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas de forma simultânea, na mesma visita ao posto de saúde. A campanha anual de imunização contra a gripe está em vigor no Distrito Federal.
Da Redação do Agenda Capital e G1