Taguaparque receberá 2ª e 3ª etapa do campeonato de Mega Drift
Drift atualmente é o esporte que mais cresce no país
Quase como um balé de carros, o drift tem se popularizado no Brasil como um estilo de competição automobilística capaz de levantar o cheiro de pneu queimado nas pistas. Na década de 1970, o japonês Kunimitsu Takahashi criou a técnica que conta a alta velocidade e a derrapagem como aliados. Muitas pessoas e pilotos então ficaram interessadas nesta nova técnica, dando início então ao drift japonês.
O estilo de competição tem se destacado em diferentes países, incluindo o Brasil. A técnica consiste em levar os carros além dos limites com movimentos em alta velocidade. A ideia, na verdade, consiste em levar o veículo além dos limites. É necessário equilibrar o ângulo da curva com os movimentos certos e, por isso, a habilidade do piloto é fundamental.
Para realizar uma manobra, a traseira do carro deve ser deslocada para um lado enquanto as rodas dianteiras são direcionadas para o sentido contrário da curva. Apesar de, inicialmente, ter sido considerado como uma brincadeira dentro do automobilismo, o drift se tornou um esporte mundial e, atualmente, possui campeonatos em diferentes países.
“Os bastidores da competição são intensos e com muita correria, principalmente por conta das equipes dos pilotos, que sempre estão se desdobrando para reparos nos carros que podem ter sofrido batidas ou quebras”, explica o organizador.
Rodolpho Cunha, 47, campeão brasiliense de drift e vice-campeão sul-americano na modalidade, indica que o esporte será uma das maiores categorias automobilísticas. “O drift é o esporte automotor que mais cresce no Brasil e no mundo. Os contatos e proximidades entre os carros em alta velocidade emocionam o público além da potência e técnica desenvolvida pelos pilotos”, informa.
Cunha ainda explica que, atualmente, um dos maiores campeonatos do mundo é o D1, realizado no Japão. Entretanto, nos Estados Unidos, a Fórmula D também entra como uma competição de peso para os pilotos. Já na Europa, o Drift Masters (DMEC) é o responsável pelo destaque para a categoria.
Prata da casa
Advogado e empresário, Gustavo Koch conheceu o drift por meio do filme Velozes e Furiosos. Depois, através de um amigo que retornou ao Brasil após uma viagem ao Japão, o brasiliense pode conhecer os carros profissionais. Em 2016, após um evento voltado ao esporte, o piloto e campeão brasileiro na modalidade decidiu montar o próprio veículo.
“O meu atual carro ficou pronto em 2017. Treinei muito aqui em Brasília mesmo, quando ainda podíamos usar um pedaço do autódromo. No fim do ano até participei da última etapa do campeonato Brasileiro, porém tive um acidente e não avancei nas batalhas. Foi a minha primeira participação em um evento nacional”, relembra.
No ano seguinte, Koch se preparou e participou de novas competições. Com muito treino, conquistou o quarto lugar no campeonato brasiliense 2018. Em 2019, alcançou o título de vice-campeão brasileiro e, para se profissionalizar ainda mais, realizou o curso da Fórmula Drift, conhecido como Chelsea Denofa.
“Foi um divisor de águas, me ajudou muito a melhorar as técnicas e ser mais competitivo ainda. Já em 2020, consegui o lugar mais alto do pódio: fui campeão. O carro que eu dirijo é uma BMW 328i turbo com vários itens especiais para o drift, apelidada de ‘Incansável’. Além desse carro, tenho outros projetos em andamento”, conta.
O primeira Caravan de drift do país é da lenda viva @freitagperformance que estará presente da próxima edição do @campeonatobrasiliensededrift @megadriftoficial que acontecerá nos dias 11 e 12 de junho no @taguaparque.
Programação:
Dia 11 (Sábado)
Horário de: 9h as 18h
Treino Livre;
Qualify;
Classificatória;
Batalhas;
Carona Radical.
Dia12 (Domingo)
Horário de: 9h as 18h
Treino Livre;
Qualify;
Classificatória;
Batalhas;
Carona Radical.
GRATUIDADE
Criança até 12 (doze) anos não paga, se acompanhada de um maior pagante.
Serviço:
Evento: Campeonato Brasiliense de Drift
2ª e 3ª Etapas – 11 e 12 de junho
Local: Taguaparque – Taguatinga – DF
Ingressos através do site: http://www.megadriftbrasil.com.br
Da Redação do Agenda Capital