Após ataque hacker, Saúde diz que recuperou registros de vacinação
ConectSUS continua fora do ar após ataque hacker. Segundo a pasta, ‘todos os dados foram recuperados com sucesso’.
O Ministério da Saúde informou, por meio de uma nota neste domingo (12), que “o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações”. De acordo com a pasta, “todos os dados foram recuperados com sucesso”.
O site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/) sofreu um ataque hacker na madrugada de sexta-feira (10) e saiu do ar. Segundo a mensagem publicada no endereço, “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”.
Todos os portais da pasta, como o “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados.
Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:
- e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
- Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
- ConecteSUS
- funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
A nota do ministério da Saúde afirma que “a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”.
No sábado (11), o ministério havia informado que a expectativa era que os sistemas hackeados do site da pasta estejam disponíveis novamente para a população na próxima semana.
Investigações da Polícia Federal sobre o ataque hacker ao Ministério da Saúde apontaram que o grupo também invadiu as plataformas do Ministério da Economia e de mais de 20 órgãos do governo federal.
Com Agenda Capital e CNN