Advogado Délio Lins é reeleito presidente da OAB-DF com 12.328 votos
Com 41% do total de votos, Chapa 20 venceu as eleições para a presidência da seccional distrital da Ordem dos Advogados do Brasil. Pleito ocorreu pela internet e em quatro pontos de votação, neste domingo (21/11)
O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Junior, reelegeu-se ao cargo, neste domingo (21/11). A Chapa 20 recebeu 41% dos votos contabilizados, e a eleição define os representantes que comandarão a entidade pelo triênio 2022—2024. Apesar do resultado, os cinco grupos inscritos para concorrer seguem em estado sub judice. A condição ficou definida após pedidos de avaliação da situação de candidatos que se autodeclararam pardos ou negros.
Cabeça da chapa Avança + OAB, o advogado de 44 anos estava licenciado da função de presidente para concorrer às eleições e será reconduzido ao cargo caso não haja impugnação do resultado. Formado em direito, com mestrado e doutorado em ciências criminais, Délio Lins resumiu que a nova gestão será marcada pela eficiência.
Pós-graduado em direito penal econômico, mestre e doutorando em ciências jurídico-criminais, Délio atua como advogado criminalista. O advogado afirmou estar satisfeito com a reeleição e que a certeza da vitória veio da forma esperada.
“Ficamos muito felizes com o resultado. Já tínhamos certeza de que a gente ia conseguir a vitória da advocacia plural, da paridade e da OAB-DF democrática, o que a gente sempre pregou. Durante os três anos mais difíceis de nossa vida, nós tomamos conta da advocacia”, comemorou.
Para o presidente da Comissão Eleitoral da OAB-DF, José Perdiz, as eleições foram um sucesso. “Tivemos recorde de participação de eleitores. Muito importante para a democracia. Agradeço a humanidade e respeito que todos se portaram durante o pleito. A estreia desse sistema, para nós, foi um desafio e um desafio vencido”.
A campanha da OAB-DF movimenta o DF e impacta diretamente 45 mil advogados com inscrição ativa na capital federal. Para se ter uma ideia do tamanho da entidade, o orçamento da OAB-DF estimado para 2022 é de R$ 34,5 milhões.
Da Redação do Agenda Capital/CB