Massa polar derruba temperaturas no Centro-Sul do país; no DF chega a 6ºC no fim de semana
O frio vai ser mais intenso na Região Sul, mas também deve atingir o grande parte do País
Nova massa de ar frio, de origem polar, promete despencar as temperaturas na região central do país e intensificar o frio no DF nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na capital da República, a madrugada desta terça-feira (27/7) registrou mínima de 10ºC na Estação Meteorológica do DF, porém, à tarde, os termômetros devem chegar a 26°C.
A seca também castiga os brasilienses. A umidade relativa do ar varia entre 75% e 25%, com poucas nuvens.
Um frio mais intenso, no entanto, deve atingir o DF entre sábado (31/7) e domingo (1°/8). A previsão é que os termômetros registrem mínima de até 6ºC, de acordo com o meteorologista Cleber Souza.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira massa de origem polar a atuar no país este ano, devendo durar até pelo menos o dia 1º de agosto. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no sudoeste da região amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem”.
“O frio deve ser mais acentuado na Região Sul do país. Mesmo assim, haverá declínio em outras localidades centrais. No DF, a influência ocorrerá com mais intensidade no fim de semana. Os termômetros podem bater a marca de 6ºC”, explicou Souza.
Em muitas cidades do Sul do país, será o frio mais intenso de 2021 até agora, mas na maior parte das localidades do Centro-Oeste e do Sudeste as marcas do fim de junho e da última semana não deverão ser batidas.
Temperaturas negativas
As mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã do dia 30. Há também indicativo de temperaturas menores do que – 8°C nas áreas de maior altitude do Sul. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras Catarinense e Gaúcha, entre os dias 29 e 30.
“Caso essas previsões, persistam, muito possivelmente, haverá formação de ampla geada (de intensidade forte) em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. No entanto, para as demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste (principalmente Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais), ainda haverá condições de nebulosidade persistente e/ou chuva fraca que inibiriam a formação de geada”, complementa, em nota, o Inmet.
via: agendacapital.com.br