Brasil e Chile se enfrentam pelas quartas de final da Copa América 2021

Brasil e Chile se enfrentam pelas quartas de final da Copa América 2021

O clássico sulamericano é a partir das 21h no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ); decisão vale vaga nas semifinais do torneio continental.

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (2), para enfrentar o Chile pelas quartas de final da CONMEBOL Copa América 2021. Em jogo único no Estádio Nilton Santos, as duas seleções decidem uma vaga para as semifinais do torneio continental. A bola rola às 21h no Rio de Janeiro (RJ), em partida com transmissão ao vivo do SBT e da ESPN Brasil para todo o país.

Em sua entrevista pré-jogo, na véspera da partida, o técnico Tite escondeu o time que começará jogando. Mas, acima de qualquer coisa, frisou que a Seleção Brasileira tem quatro fatores fundamentais para se preocupar no jogo, que promete trazer muitas dificuldades para a Canarinho.

“Nesses jogos decisivos a gente tem que estar muito forte em quatro fatores, que são decisivos: a parte tática, a parte técnica, a parte física e a parte emocional, que precisam estar alinhadas. Quando se estabelece, a gente fica mais próximo da vitória”, afirmou Tite.

Do outro lado do confronto, a dúvida fica por conta da presença ou não do atacante Alexis Sánchez. Um dos principais jogadores da história do futebol chileno, Alexis se recupera de lesão e pode ser uma das apostas do técnico Martin Lasarte para o duelo com o Brasil. Independente da disponibilidade do atacante, o treinador espera um jogo de estratégias no Nilton Santos.

Brasil x Colômbia pela terceira rodada da Copa América 2021. Fred, Richarlison, Danilo, Gabriel Jesus e Neymar.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

“Planejei algumas alternativas. Logicamente não vamos tornar pública a que escolhemos ou a que vamos escolher. Mas sim, estudamos algumas alternativas, levando em conta as características de nosso rival e de nossos jogadores, onde eles se sentem mais cômodos. Em função disso, escolheremos uma dessas alternativas”, contou.

Brasil e Chile se enfrentam nesta sexta-feira (2), às 21h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pelas quartas de final da CONMEBOL Copa América 2021.

Brasil x Chile – CONMEBOL Copa América 2021

Data: 2 de julho (sexta-feira)

Horário: 21h (horário de Brasília)

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Transmissão: SBT e ESPN Brasil

Vantagem brasileira na história

Este será o 73º jogo entre Brasil e Chile na história do confronto. Até aqui, a Seleção Brasileira tem uma vantagem considerável: são 50 vitórias do Brasil, 14 empates e apenas oito derrotas. Ao todo, são 164 gols marcados e 61 sofridos. O último duelo entre Brasil e Chile foi no Allianz Parque, em São Paulo, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2018. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 0, com gols de Gabriel Jesus (dois) e Paulinho.

Retrospecto de Brasil x Chile

Jogos: 72

Vitórias do Brasil: 50

Empates: 14

Derrotas: 8

Gols do Brasil: 164

Gols da Colômbia: 61

Maior vitória: Brasil 7 x 0 Chile (1959)

Maior derrota: Brasil 0 x 4 Chile (1987)

Placar mais comum: Brasil 1 x 0 Chile (11 vezes)

Os últimos campeões em campo

O jogo entre Brasil e Chile, nesta sexta-feira (2), reúne os dois últimos campeões da CONMEBOL Copa América. Bicampeã, La Roja nunca havia conquistado o título sul-americano até a edição de 2015, que foi realizada no próprio Chile. Um ano depois, nos Estados Unidos, os chilenos voltaram a levantar a taça, na Copa América Centenário, que celebrou os 100 anos da competição.

Nas duas ocasiões, o Chile venceu a Argentina na final. Boa parte da geração bicampeã segue defendendo as cores do Chile, com atletas do porte de Cláudio Bravo, Eduardo Vargas, Aléxis Sanchez e Arturo Vidal.

Três anos depois, dentro de casa, foi a vez da Seleção Brasileira comemorar com o seu torcedor. O Brasil interrompeu uma espera de 12 anos e voltou a conquistar a Copa América em 2019, conquistando o título sul-americano pela nona vez em sua história. Na final, diante do Peru, a Seleção venceu por 3 a 1 no Maracanã lotado.

O último duelo pela Copa América

Em nenhumas dessas três edições de Copa América, no entanto, as duas seleções se enfrentaram. Brasil e Chile não duelam pela competição há cerca de 14 anos. A última vez que as duas seleções mediram forças foi na Copa América de 2007, que traz boas lembranças à Canarinho. 

Na fase de grupos, Brasil e Chile até fizeram um duelo equilibrado, mas o placar apontou uma boa vitória brasileira: 3 a 0. Nas quartas de final, mesma altura em que as duas seleções se reencontram nesta sexta, o Brasil atropelou os chilenos e venceu por 6 a 1. Os gols foram marcados por Juan, Júlio Baptista, Josué, Vágner Love e Robinho (dois).

Após a goleada, a Seleção embalou na competição, que terminaria com mais um título de Copa América. Naquela edição do torneio, o Brasil defendia o título conquistado em 2004 e acabaria bicampeão, o mesmo objetivo que tem atualmente.

Um clássico com jeito de Copa

Embora tenham história na Copa América, Brasil e Chile também já tiveram confrontos na Copa do Mundo. Ao todo, foram quatro duelos, com três vitórias da Seleção e um empate (que terminou com classificação brasileira). Todos os jogos foram em fases eliminatórias da competição.

O primeiro deles foi justamente o mais importante. Na Copa do Mundo de 1962, no Chile, o Brasil derrotou os anfitriões nas semifinais. Nem mesmo as arquibancadas lotadas do Estádio Nacional, em Santiago, intimidaram o talento da Seleção Brasileira, que contou com dois gols de Vavá e de Garrincha para chegar à final, com uma vitória por 4 a 2.

Brasil e Chile voltariam a se enfrentar nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1998, na França. La Roja tinha uma geração talentosa, com destaque para a dupla de ataque formada por Ivan Zamorano e Marcelo Salas. Mas a Seleção Brasileira se impôs no Parc des Princes, em Paris, e triunfou por 4 a 1. Os gols da partida foram marcados por César Sampaio e Ronaldo (dois de cada). Três Copas do Mundo depois, o confronto se repetiu na África do Sul, em 2010. Também pelas oitavas de final, o Brasil superou o Chile por 3 a 1. Os gols da Seleção foram marcados por Juan, Luis Fabiano e Robinho. Suazo descontou para o Chile.

Foi nesta mesma fase que os dois países fizeram o seu último duelo de Copa do Mundo até aqui. Em 2014, Brasil e Chile travaram um jogo muito equilibrado no Mineirão, em Belo Horizonte. No tempo normal, empate por 1 a 1, com gols de David Luiz e Aléxis Sanchez. Após a igualdade no tempo regulamentar, a decisão foi parar nos pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Júlio César, que defendeu duas cobranças e ajudou o Brasil a vencer por 3 a 2 nas penalidades.

via: http://agendacapital.com.br/

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram