Dia do Trabalho: Uma data histórica que marcou as relações trabalhistas entre patrões e empregados
Esta é uma data comemorativa internacional, voltada à celebração dos trabalhadores.
O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, é comemorado em quase todos os países do mundo, voltada à celebração dos trabalhadores. No Brasil, existem registros de manifestações operárias no fim do século 19. Apesar disso, a data só foi oficializada em 1924 e foi oficialmente adotada pelo Estado no governo de Getúlio Vargas (1882-1954), que alterou o protagonismo da data: antes chamada Dia do Trabalhador, se tornou Dia do Trabalho. A data foi criada em homenagem aos trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho e por seus direitos.
A história do Dia do Trabalho remonta ao final do século XIX, quando trabalhadores dos Estados Unidos e da Europa se uniram em prol de reivindicações trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias e o reconhecimento do direito à organização sindical.
As péssimas condições fizeram com que os trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, mobilizassem protestos em 1º de maio de 1886. Eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 12 horas para oito horas por dia. Nesta data, ocorreu uma grande greve geral nos Estados Unidos, envolvendo milhares de trabalhadores de diversas categorias profissionais, que exigiam melhores condições de trabalho e a redução da jornada para oito horas. A greve foi reprimida violentamente pelas autoridades, e vários trabalhadores foram presos e até mesmo mortos.
Novos protestos aconteceram nos dias 3 de maio, mas a ação de 4 de maio ficou particularmente conhecida. Isso porque uma bomba explodiu durante manifestação na Praça Haymarket, em Chicago.
A partir desse episódio, o 1º de maio foi escolhido como o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em todo o mundo como uma forma de lembrar os trabalhadores que lutaram pelos direitos trabalhistas e para reconhecer a importância do trabalho para a sociedade.
Desde a primeira Revolução Industrial, o conceito de trabalho vem passando por diversas alterações. Além disso, as novas tecnologias criaram diferentes profissões. Porém, o papel humano do trabalhador é essencial durante todo esse período. Por isso, valorizar seu papel é fundamental para todas as empresas.
Atualmente, o Dia do Trabalho é comemorado em diversos países, com atividades e manifestações que buscam lembrar a importância do trabalho para a sociedade e reivindicar melhores condições de trabalho e respeito aos direitos trabalhistas. A data é uma oportunidade para refletir sobre a importância do trabalho para a realização pessoal e coletiva, e para reforçar a necessidade de se buscar um equilíbrio entre as demandas do trabalho e outras áreas da vida, como a família, a saúde e o lazer.
Qual é a história do Dia do Trabalhador no Brasil?
No fim do século 19, a indústria brasileira também passava por um processo de desenvolvimento acentuado. Esse crescimento também gerou os primeiros movimentos organizados de trabalhadores, em especial em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em 1910, surgiu o Movimento Operário no país. Com isso, os trabalhadores foram impulsionados ainda mais por ideais socialistas e anarco sindicalistas, e os protestos se intensificaram.
Por iniciativa do Movimento Operário, em 1917, aproximadamente 50 mil trabalhadores paralisaram o trabalho em São Paulo. Essa iniciativa, então, se tornou uma prática comum dos trabalhadores, sempre no 1º de maio.
Em 1917, aconteceu em São Paulo uma das maiores greves gerais já ocorridas no Brasil. O movimento trabalhista foi ganhando cada vez mais força, e em 1924, o então presidente, Arthur Bernardes, decidiu adotar o 1º de maio como feriado em celebração ao trabalhador, seguindo o movimento internacional.
Porém, a valorização da data se deu especialmente no período do Estado Novo, do governo de Getúlio Vargas. O então presidente aproveitou o 1º de maio para realizar eventos de promoção do governo, com festas para os trabalhadores.
Vargas também passou a usar a data para anunciar leis e outras iniciativas que atendiam às reivindicações dos trabalhadores. Exemplo disso são a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Justiça do Trabalho, que foram instituídas na data, em 1943 e 1941, respectivamente.
Porém, os primeiros registros da celebração aos trabalhadores no Brasil não aconteceram em 1º de maio, mas em 14 de julho. A data faz referência à Revolução Francesa, que tinha um grande feriado de confraternização universal pelo aniversário da tomada da Bastilha.
Atualmente, o Dia do Trabalho é comemorado com manifestações promovidas pelas principais centrais sindicais brasileiras, com o intuito de reivindicar melhores condições de trabalho.
Para as empresas, é fundamental que haja a conscientização de que o capital humano é seu principal ativo e é a fonte de crescimento e expansão do negócio. Por isso, é fundamental que invistam na valorização dos trabalhadores.
Da Redação do Agenda Capital