Governador Ibaneis visita STF e reencontra Alexandre de Moraes
O governador do DF, Ibaneis Rocha, retornou ao cargo após ser afastado por suspeita de omissão nos atos golpistas
Sete dias após reaver o mandato de governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) visitou nesta quarta-feira (22/3) o Supremo Tribunal Federal (STF). Ibaneis participou de evento no qual foram incluídas as imagens de Cármen Lúcia, Luiz Fux e Dias Toffoli na galeria de fotos dos ex-presidente da Corte.
Ibaneis disse “estar feliz” e sentir “alívio” por ver o STF restaurado após a depredação sofrida pelo prédio no início deste ano. O governador do DF ressaltou que o Supremo Tribunal Federal é o “guardião da Constituição”. “Para mim, que sou do meio jurídico e completo 30 anos como advogado em 2023, estar dentro da minha casa é um momento de muita importância”, declarou.
Na ocasião, Ibaneis reencontrou o ministro Alexandre de Moraes, responsável por afastá-lo do cargo em janeiro após suspeita de omissão nos atos de 8 de janeiro. No entanto, após as apurações, o ministro do STF autorizou o retorno do governador ao cargo. Em 15 de março, Moraes considerou que “não estavam mais presentes os requisitos exigidos pelo art. 282 do Código de Processo Penal para a concessão de medidas cautelares”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que os relatórios de análise da Polícia Judiciária “não traziam indícios de que [Ibaneis] estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências, fato também ressaltado pela defesa e pela Procuradoria-Geral da República”.
É a primeira vez que Ibaneis encontra Moraes após os atos de janeiro e o afastamento do cargo. O governador compareceu, em 15 de março, ao lançamento do livro do ministro do STF Ricardo Lewandowski, mas Moraes só chegou ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quando Ibaneis já tinha ido embora.
O evento desta quarta-feira contou com as presenças de todos os ministros do STF, além dos ex-ministros Sepúlveda Pertence, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Cezar Peluso. Laurita Vaz, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Maria Cristina Peduzzi, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), também foram à cerimônia.
Com Metrópoles