Militares dos EUA abatem quarto objeto voador em oito dias no espaço aéreo americano e canadense
Equipamento foi derrubado na tarde deste domingo (12) sobre o Lago Huron, localizado na fronteira com o Canadá; foi o terceiro caso em três dias. Autoridades estão agora em busca dos destroços dos objetos derrubados
Os militares dos Estados Unidos derrubaram mais um objeto voador de grande altitude sobre o Lago Huron na tarde deste domingo (12), de acordo com uma autoridade dos EUA e uma fonte do Congresso informada sobre o assunto. A informação foi confirmada pelo Pentágono.
O objeto voava a 20 mil pés de altura (cerca de 6.100 metros) quando foi derrubado, segundo informações passadas por um oficial norte-americano à CNN. O Pentágono diz que o equipamento voou perto de áreas militares sensíveis dos EUA.
A operação marca o terceiro dia consecutivo em que um objeto não identificado foi abatido sobre o espaço aéreo norte-americano. Um objeto não identificado foi abatido no norte do Canadá no sábado (11). Na sexta-feira (10), um outro foi derrubado no espaço aéreo do Alasca por um F-22 dos EUA.
No fim de semana passado, um suposto balão de vigilância chinês foi derrubado por F-22s na costa da Carolina do Sul.
Mais cedo neste domingo, a deputada democrata Elissa Slotkin, de Michigan, twittou que havia recebido uma ligação do Departamento de Defesa dizendo que os militares dos EUA “estão de olho” em um objeto acima do Lago Huron.
“Acabei de receber uma ligação do @DeptofDefense – nossos militares estão de olho no objeto acima do Lago Huron”, disse Slotkin em um tweet no domingo.
“Saberemos mais sobre o que foi nos próximos dias, mas, por enquanto, tenha certeza de que todas as partes estão focadas nisso desde o momento em que atravessou nossas águas”.
O deputado republicano Jack Bergman, de Michigan, também confirmou a operação no domingo, twittando: “Os militares dos EUA desativaram outro ‘objeto’ sobre o Lago Huron.”
Fontes governamentais citadas pela emissora pública canadense CBC disseram que o objeto entrou no espaço aéreo do país depois de passar sobre o Alasca.
O objeto foi abatido no sábado por um míssil de infravermelho AIM-9X disparado por um caça F-22 dos EUA às 15h41, horário de Ottawa. O F-22 operava ao lado de aviões de caça canadenses CF-18 e um avião de patrulha CP-140 Aurora, também da Força Aérea Canadense.
Oficiais militares do Canadá disseram que o F-22 dos EUA foi encarregado de disparar o míssil porque no momento da emissão da ordem estava melhor posicionado para abater o objeto.
Com CNN e Agências Internacionais