Legado da pandemia, Hospital Cidade do Sol reforça atendimento em Ceilândia

Legado da pandemia, Hospital Cidade do Sol reforça atendimento em Ceilândia

Unidade tem ajudado a desafogar UPAs e internações nos hospitais que atendem a Região Oeste, a mais populosa do DF

Há dois anos o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurava o hospital de campanha de Ceilândia, ao lado da primeira unidade de pronto atendimento (UPA) da cidade. Essencial nos cuidados da pandemia de covid-19, a unidade se transformou no Hospital Cidade do Sol, um importante braço para atender e desafogar as demandas da Região Oeste de Saúde, formada por Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia.

O hospital conta com 60 leitos, sendo 40 de enfermaria e 20 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Entre janeiro e julho de 2021, funcionou como apoio aos pacientes com covid-19. Depois, passou por adaptações para reabrir, em janeiro de 2022, como Hospital Cidade do Sol, em homenagem às cidades que o circundam.

Foi quando a unidade passou a ofertar um serviço de clínica médica, dando suporte às UPAs e ao pronto-socorro do Hospital Regional da Ceilândia, além de reservar seis leitos para o Complexo Regulador, desafogando outros serviços do DF.

“O hospital garante a ampliação do acesso à saúde e o funcionamento pleno do SUS. É um legado da pandemia para a população do DF e se tornou uma retaguarda para doenças clínicas das UPAs, que, por sua vez, puderam ampliar os atendimentos”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A secretária também destaca o tipo de construção do hospital, de forma modular, uma estrutura moderna e que nasceu com equipamentos de primeira qualidade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Reforço às UPAs e hospitais

Em 2022, somente na atenção primária de saúde, que corresponde à porta de entrada do atendimento hospitalar, foram 522.042 atendimentos individuais, enquanto nos hospitais foram quase 132 mil atendimentos nas emergências. Com esses números, o diretor do Hospital Regional de Ceilândia, Bruno Aires, reforça a importância da unidade para acolher os pacientes de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia.

“É mais um equipamento de saúde de uma região populosa,’SUSdependente’, ainda carente de serviços”, afirma.

Fonte: Ag. Brasilia

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram