Túnel de Taguatinga: Maior obra viária urbana do Brasil em fase de conclusão
O Túnel de Taguatinga começou a ser construído em 20 de julho de 2020 e já está com 80% do trabalho executado
Uma das maiores obras urbanas do país, o Túnel de Taguatinga, está em ritmo acelerado para sua conclusão. A extensão máxima do túnel é de 830 metros de área coberta e 1.060 metros de extensão. Para estruturá-lo, estão sendo aplicados 8 milhões de toneladas de aço e o equivalente em concreto a dois campos de futebol com 10 metros de altura de concretagem.
De acordo com os engenheiros responsáveis pela obra, a conclusão da primeira etapa do túnel, possivelmente será no início do segundo semestre.
O Túnel de Taguatinga terá 03 pistas de rolamento nos dois sentidos. O túnel 1, chamado de Norte, vai direto para Ceilândia sem interrupção. O túnel 2 chamado de Sul, vem da Ceilândia em direção ao Plano Piloto. Cada túnel terá sinalização horizontal e vertical.
Na parte superior do Túnel será implementado o corredor do BRT. Uma pista no sentido Ceilândia e outra para o Plano Piloto. A pista do BRT é de pavimento rígido, com uma camada em torno de 20cm. Está em fase de construção uma estação do BRT que ficará próxima à estação do Metrô.
De acordo com o ex-administrador da cidade, bispo Renato Andrade, “o Túnel, que é a maior obra de mobilidade do Brasil, depois de concluída, beneficiará não apenas os moradores da cidade, mas também pessoas de várias cidades que transitam pelo centro. Todavia, não é apenas o túnel, o centro de Taguatinga ganhará um Boulevard, uma bela obra de arte bem no coração da cidade, além da requalificação do nosso símbolo que é a praça do Relógio”, afirmou.
Instrumentação
Os instrumentos de medição e controle permitem manter constantes as variáveis do Túnel de Taguatinga e do Metrô. O processo de instrumentação tem os seguintes objetivos: melhoria em qualidade do produto, aumento em quantidade do produto, segurança e melhoria do meio ambiente. O técnico de Instrumentação é quem instala, calibra, comissiona e realiza a manutenção dos instrumentos e equipamentos utilizados tanto no Túnel quanto no Metrô.
A distância das paredes do Metrô para o Túnel é em torno de 30cm. O Metrô tem uma equipe de instrumentação que realiza a medição todas as quintas-feiras.
A instrumentação mede a deformação da parede do Metrô em conjunto com o consórcio responsável pelo Túnel. A instrumentação do talude dá a estabilidade para ser feita a escavação. Tem também a instrumentação da laje do túnel. Esta leitura é realizada diariamente, para segurança do Túnel.
Segundo o administrador de Taguatinga, Ezequias Pereira, “a conclusão da obra vai beneficiar diariamente mais de 1 milhão de pessoas e cerca de 135 mil motoristas que diariamente transitam pelo local. O Túnel de Taguatinga começou a ser construído em 20 de julho de 2020 e já está com 80% do trabalho executado. Com investimento de R$ 275,7 milhões, a estrutura avança e gera oportunidade de trabalho e renda para todo o Distrito Federal. Até a conclusão dos serviços, cerca de 2 mil empregos serão criados”, observou o administrador.
Placas cimentícias
No início da semana, teve início mais uma etapa da obra do Túnel de Taguatinga. Trata-se da colocação das primeiras placas cimentícias nas paredes laterais das passagens subterrâneas Norte e Sul. Além de esteticamente mais atraente, o moderno revestimento promete melhorar a acústica do trajeto de pouco mais de 1 km e propiciar melhor ventilação. Serão cerca de 20 mil metros quadrados de material, ou cerca de sete mil peças.
BRT
A pista exclusiva do BRT que abrange o Túnel está sendo preparada. No início deste mês, foram iniciados os trabalhos de impermeabilização e compactação da pista que passará pelo boulevard e de fundação da rampa do BRT a ser erguida na laje de fundo, próximo à Feira dos Importados da região administrativa. Ao todo, serão 1.060 metros de extensão.
O BRT que passará pela laje do Túnel de Taguatinga integra o projeto do Corredor Eixo Oeste, composto por 38,7 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público em vias do DF, fazendo a ligação entre o Plano Piloto e o Sol Nascente/Pôr do Sol. Além do Túnel de Taguatinga, fazem parte trechos da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM) e Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG).
Da Redação do Agenda Capital