Programa Viver 60+ leva mais de 150 participantes para experiência inédita na Transitolândia, no Dia da Pessoa Idosa

Programa Viver 60+ leva mais de 150 participantes para experiência inédita na Transitolândia, no Dia da Pessoa Idosa

Ação do DER-DF, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, abriu o Outubro Prateado, que terá programação em todo o Distrito Federal

Neste 1º de outubro, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) celebrou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa com uma atividade especial, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Mais de 150 participantes do programa Viver 60+, dos polos de Planaltina e Sobradinho, foram recebidos na Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) para uma manhã de aprendizado, lazer e conscientização sobre segurança viária. A ação também marcou a abertura oficial do Outubro Prateado, mês dedicado à valorização do envelhecimento saudável no Distrito Federal.

A programação incluiu teatro educativo com a equipe do DER-DF, palestra sobre segurança no trânsito, lanche coletivo e até um passeio de carrinho elétrico pela minicidade cenográfica da Transitolândia.

O programa Viver 60+ levou mais de 150 idosos para uma manhã de aprendizado, lazer e conscientização sobre segurança viária na Transitolândia

“Eu nunca tinha entrado na Transitolândia e fiquei encantada. Aprendi muito sobre como ter mais cuidado nas ruas e até como atravessar a faixa da maneira certa. Foi uma manhã inesquecível”, contou Maria Eunice Bezerra, 72 anos, participante do polo de Planaltina.

O colega de grupo Fernando Toledo, 65 anos, acrescentou: “Muitas vezes a gente acha que já sabe de tudo, mas hoje percebi que sempre dá para aprender mais. Vou levar essas orientações para minha família e amigos, porque a gente precisa cuidar da vida em primeiro lugar”.

“O aprendizado no trânsito é mais um passo para garantir segurança e bem-estar a essa população”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que a atividade reforça o papel do programa na promoção da autonomia e da qualidade de vida das pessoas idosas. “O Viver 60+ é um programa presente em diversas regiões do DF, que oferece atividades de lazer, saúde e cidadania. Neste mês, em especial, estamos intensificando as ações para celebrar e valorizar quem tanto contribui para a nossa sociedade. O aprendizado no trânsito é mais um passo para garantir segurança e bem-estar a essa população”, afirmou.

A diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Graziela Portela, ressaltou que a iniciativa alia conscientização e valorização. “Com o passar da idade, podem surgir limitações naturais, e por isso reforçamos cuidados simples, como atravessar a faixa e usar o cinto de segurança. É uma forma de homenagear e, ao mesmo tempo, garantir mais segurança e inclusão”, disse.

Além da vivência na Transitolândia, os outros 32 polos do Viver 60+ também realizaram atividades simultâneas nesta quarta, incluindo ginástica, alongamento, danças e práticas de bem-estar.

Fernando Toledo, participante do programa Viver 60+: “Muitas vezes a gente acha que já sabe de tudo, mas hoje percebi que sempre dá para aprender mais”

Programação especial

A ação foi a primeira de uma série de atividades do Outubro Prateado, mês de conscientização e valorização da pessoa idosa promovido pelo programa Viver 60+, da Sejus-DF. A agenda contará com oficinas, vivências, passeios culturais, encontros comunitários e os tradicionais bailes do programa.

Entre os destaques estão:

• Passeio ao Zoológico, no dia 23, com participantes do Guará e Recanto das Emas;
• Baila Comigo Viver 60+, em Santa Maria, no dia 24;
• Oficinas de memória, arte e jardinagem;
• Encontros do projeto Protagonista da Casa em várias regiões;
• Passeio à Água Mineral, em parceria com o Cecon da Estrutural, no dia 10;
• Série de bailes regionais em cidades como Recanto das Emas, São Sebastião, Plano Piloto, Samambaia, Ceilândia e Itapoã.

O encerramento será marcado pelo Baile da Primavera, que reunirá centenas de participantes para celebrar a vida, fortalecer vínculos comunitários e estimular novas amizades.

*Com informações da Sejus-DF e do DER-DF

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram