Novo sistema de alertas da Defesa Civil será testado no DF no próximo sábado (27)

Novo sistema de alertas da Defesa Civil será testado no DF no próximo sábado (27)

Sinal passará a funcionar em todo o DF a partir do dia 1º de outubro

No próximo sábado (27), um novo sistema de alertas — o Defesa Civil Alerta (DCA) ← será testado no Distrito Federal.  O alerta funcionará mesmo em celulares que estejam em modo silencioso. O novo sistema entra em vigor a partir de 1º de outubro. O teste também será realizado em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os envios no DF, neste primeiro momento, serão realizados pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, utilizando a plataforma IDAP. Apenas agentes capacitados e certificados estão habilitados para emitir os alertas, garantindo confiabilidade e responsabilidade no processo.

Arte: Divulgação/SSP-DF

“O novo sistema de alertas representa mais proteção para a população. Estamos falando de uma ferramenta simples, gratuita e de enorme alcance, com capacidade de transmitir informações cruciais no momento certo. É um trabalho coletivo que envolve diferentes órgãos de governo, agências reguladoras e as operadoras de telefonia, todos unidos pelo mesmo propósito: proteger e cuidar das pessoas”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“É importante ressaltar que o DCA não substitui os demais canais de alerta já existentes, mas os complementa. Além disso, nós da Defesa Civil do DF estamos aptos a operacionalizar o novo sistema, após treinamento do pessoal. Também estamos em constante contato com a Defesa Civil nacional, que está dando todo o suporte”, explica o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, Sandro Gomes.

Desenvolvido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o DCA utiliza a tecnologia cell broadcast, ou seja, o envio de mensagens diretamente para celulares em determinada área de risco, sem necessidade de cadastro prévio.

A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das prestadoras de telefonia móvel Algar, Claro, Tim e Vivo (representadas pelo Conexis), além de parcerias com Defesas Civis estaduais e municipais, Ministério das Comunicações (MCom) e Secretaria de Comunicação (Secom).

Como funciona?

O DCA é operacionalizado pela plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), já utilizada para o envio de alertas por meio de SMS, WhatsApp, Telegram, TV por assinatura e Google Public Alerts. Com a chegada da nova tecnologia, o sistema ganha maior alcance e rapidez: todos os celulares compatíveis — Android e iOS a partir de 2020, em redes 4G e 5G — que estiverem na área delimitada pela Defesa Civil receberão a notificação em tempo real.

Arte: Divulgação/SSP-DF

Tipos de alerta

O novo alerta terá dois novos níveis de prioridade às mensagens enviadas pela IDAP: o extremo, que é o nível máximo e mais crítico, para situações de ameaça imediata à integridade física ou à propriedade, e o severo, que indica a possibilidade de ocorrência de eventos adversos graves, com previsão de até duas horas para que atinjam a localidade.

“Brasília e mais 12 municípios da Região Centro Oeste vão receber um alerta demonstração, que tem por objetivo informar a população sobre como a ferramenta irá funcionar. Após esta última etapa de demonstração e início da operacionalização na Região Centro-Oeste, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) cumpre com a nacionalização do Defesa Civil Alerta — fortalecendo a preparação e prevenção a desastres em todo o país”, explica Tiago Schnorr, coordenador-geral de monitoramento e alerta da Sedec.

Arte: Divulgação/SSP-DF

Além das mensagens enviadas por celular, a população continua podendo se cadastrar para receber SMS (basta enviar o CEP para o número 40199), acompanhar os avisos pela TV por assinatura, acessar o robô da Defesa Civil no WhatsApp ou acompanhar atualizações pelo Telegram e Google Public Alerts.
 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram