GDF vai licitar 501 bancas de feiras permanentes e lojas da Galeria dos Estados

GDF vai licitar 501 bancas de feiras permanentes e lojas da Galeria dos Estados

Anúncio foi feito em evento para entrega de 570 termos de ocupação de uso para feirantes. Editais estão disponíveis no site da Secretaria de Governo

O Governo do Distrito Federal vai licitar 484 bancas distribuídas em 14 feiras permanentes do Distrito Federal, além de 17 lojas da Galeria dos Estados. O anúncio foi feito pelo secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, nesta quarta-feira (25), em evento de entrega de Termo de Ocupação de Uso para 570 feirantes no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

As licitações fazem parte do trabalho permanente do Governo do Distrito Federal de revitalizar o movimento das feiras a partir da retomada das unidades que estiverem fechadas há mais de 45 dias ou apresentarem alguma irregularidade no funcionamento por parte dos ocupantes.

José Humberto Pires: “São 501 boxes à disposição de quem quer trabalhar nas feiras, melhorar seus negócios, melhorar de vida. Então eu peço a ajuda de vocês na divulgação dessas licitações, incentivem as pessoas a participarem” | Fotos: Divulgação/Vice-governadoria

“A gente sabe que comércio chama comércio. É preciso ter uma feira completa. São 501 boxes à disposição de quem quer trabalhar nas feiras, melhorar seus negócios, melhorar de vida. Então eu peço a ajuda de vocês na divulgação dessas licitações, incentivem as pessoas a participarem. A determinação do governador Ibaneis Rocha é cuidar das feiras, é atender a vocês, feirantes. Vamos trabalhar juntos”, afirmou  José Humberto. “Nós estamos cumprindo o dever de um governo que é apoiar quem produz, quem trabalha, gera renda, cria sua família, procura atender o cidadão da melhor maneira possível. Isso aqui é uma grande obrigação, a gente sabe a responsabilidade que tem”, disse.

Os espaços a serem licitados são distribuídos em 10 regiões administrativas ー  Ceilândia, Samambaia, Brazlândia, Gama, Riacho Fundo II, Candangolândia, São Sebastião, Estrutural, Paranoá e Plano Piloto. Entre as unidades, estão incluídas a Feira Permanente da Torre de Tv e lojas da Galeria dos Estados.

Entre as atividades comerciais permitidas nas bancas, os feirantes poderão vender produtos hortifrutigranjeiros, temperos, plantas ornamentais e flores, artesanato, confecções, calçados e bolsas, armarinhos, artigos religiosos, doces, alimentação, ferramentas e utensílios domésticos, e produtos da lavoura, agropecuários e de indústria rural. 

Para participar, os interessados deverão entregar dois envelopes, simultaneamente, um contendo toda documentação necessária à habilitação no processo licitatório e outro com a proposta de preço, até o dia 28 de julho, à Comissão Permanente de Licitação de Feiras, na sede da administração regional da cidade onde a feira for localizada. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas.

As informações sobre as concorrências, como documentação necessária, declarações, localização das bancas, entre outras, estão disponíveis no site da Secretaria de Governo, na aba Processos Segov.

Entrega de termos

A Secretaria-Executiva das Cidades entregou o Termo de Ocupação de Uso para 570 feirantes que trabalham em 23 feiras permanentes e dois shoppings populares. A entrega refere-se à renovação de termos de atuais ocupantes e faz parte do processo permanente do governo em busca da regularização do trabalho desses trabalhadores. 

O secretário-Executivo das Cidades, Takane Nascimento, destacou a importância do trabalho do governo para assegurar a legalidade do trabalho e dar tranquilidade aos milhares de feirantes que tiram seus sustentos da atividade comercial. 

“É um trabalho do Governo do Distrito Federal de suma importância, pois o governo quer trazer cidadania para esses feirantes e esse é o gesto que vai resgatar a cidadania de todos os feirantes do Distrito Federal”, ponderou. “Nós já estamos com um trabalho também avançado para que a gente possa fazer futuras entregas até o final do ano e no início do ano que vem também”, informou Nascimento. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) foi parceira na realização do evento. “Eu fui feirante em Brazlândia durante dez anos e a gente sabe a importância que tem as feiras para a população. São pessoas que trabalham, que dão ali o seu melhor para atender à população, principalmente nos finais de semana. Então é o governo regularizando, dando autorização para que essas pessoas trabalhem de forma regular. Isso é importantíssimo. A Fecomércio fica extremamente feliz em estar participando desse momento porque são 570 empresários-feirantes que vão ter a sua autorização para funcionar legalmente”, pontuou o presidente José Aparecido da Costa Freire.
 

No evento foram entregues termos de trabalhadores de cinco feiras permanentes de Ceilândia – M Norte, P Norte, P Sul, Setor O e Guariroba -, além do shopping popular. De acordo com o administrador regional Dilson Resende de Almeida, é a cidade que mais tem feiras permanentes no Distrito Federal.

“São sete feiras permanentes e a importância de regularizar a ocupação dessas feiras é para dar segurança jurídica aos empresários. Dando segurança jurídica, eles têm mais garantia para fazer investimentos e trabalhar e o objetivo também é tornar as feiras economicamente mais atrativas. Hoje a gente está tendo um problema de esvaziamento das feiras com e-commerce e outras questões. Então, a gente está nessa luta também junto com os feirantes. Estando regulares, a gente buscar mais atrativos para as feiras e busca também uma garantia maior para que eles vendam os produtos deles e consigam se sustentar e sustentar a feira”, disse.

O presidente da Associação da Feira Permanente de Sobradinho, Claudiomiro  Rodrigo Cesáreo, compartilha que a entrega do documento é muito aguardada pelos feirantes. “É um documento que diz que você é permissionário. Tem legalidade de trabalhar no local, é uma identidade do feirante. Ali é o lugar onde ele trabalha, cria os filhos e onde ele for, pode dizer: “eu sou permissionário”.

*Com informações da Secretaria de Governo

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram