Inscrições abertas para a Conferência Distrital de Segurança Pública
Encontros da etapa distrital permitem a participação da sociedade em debates sobre segurança pública e defesa social no DF
Estão abertas, a partir desta segunda-feira (4), as inscrições para a Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp). A iniciativa tem como objetivo promover a redução sustentável dos índices de criminalidade e violência no Distrito Federal, aumentando a sensação de segurança e promovendo os direitos humanos. Para participar, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) ou o link disponível na página da pasta no Instagram.
Inserida no eixo Cidadão Mais Seguro do Programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, da SSP-DF, a conferência pretende debater temas relacionados à segurança com a população. A ideia é abordar as causas e consequências da criminalidade, da violência e da insegurança, priorizando projetos, ações e serviços voltados para a manutenção da ordem pública, incluindo tanto questões de violência quanto de segurança.
A Confedisp atua como instância de consulta e participação social, promovendo o debate sobre as diretrizes do Plano Distrital de Segurança Pública e Defesa Social (Pdisp), aprovado pelo Decreto nº 42.831, de 17 de dezembro de 2021. É um evento que reúne representantes da sociedade civil e da segurança pública, entidades de classe, poder público, imprensa, instituições acadêmicas e órgãos governamentais e não governamentais para discutir diversos temas relacionados à segurança pública.
“A construção de espaços seguros, que favoreçam o exercício das liberdades, o controle da desordem e a coesão social, é responsabilidade de todos. Promovemos o enfrentamento qualificado à criminalidade por meio de tecnologia e inteligência e, principalmente, com completa integração”, declarou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
A Confedisp contará com plenárias e painéis temáticos. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 26 e 28 de novembro, no auditório do ParlaMundi Centro de Convenções, quando serão definidas as diretrizes para nortear as ações de segurança no DF nos próximos anos.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública