No DF, cerca de 85% dos passageiros pagam tarifa por meio eletrônico

No DF, cerca de 85% dos passageiros pagam tarifa por meio eletrônico

Com 28% das linhas no sistema digital, cresce o uso de cartões e bilhete avulso no transporte coletivo

Cerca de 85% dos usuários do sistema de transporte público coletivo do DF utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens. O uso de cartões de transporte, cartões bancários e bilhete avulso segue crescendo desde 1º de julho, quando teve início a implantação do sistema 100% eletrônico.

De acordo com dados do sistema de bilhetagem eletrônica, 45,5% dos acessos nos ônibus do DF são pagos com Cartão Mobilidade, 31,2% por meio de Vale-transporte, e 7% com uso de cartões bancários de débito e crédito. O pagamento em espécie, que antes correspondia a 29% do total, está em 15% dos acessos. E 1,3% das passagens são pagas com bilhete avulso.

“Temos observado que o uso de dinheiro nos ônibus vem caindo, inclusive nas linhas onde ainda é possível o pagamento em espécie, indicando que os passageiros do transporte público coletivo do DF estão aceitando muito bem o sistema digital”, avaliou o titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Segundo o secretário, a maioria dos passageiros que antes pagavam em dinheiro está migrando para o Cartão Mobilidade, com um percentual pequeno de pessoas que preferem o bilhete avulso. “A vantagem é que o Cartão Mobilidade permite a integração, com até três viagens por uma única tarifa no período de até três horas. A integração não é possível com o bilhete avulso, que é vendido no valor exato da passagem porque serve apenas para um acesso”, explicou Zeno.

O bilhete avulso passou a ser comercializado no último dia 15 de agosto, como opção para quem não possui cartão de transporte e não quer usar cartão bancário, e precisam viajar em linhas que não recebem dinheiro em espécie. O bilhete é impresso no ato da aquisição, com um código (QRCode) que o passageiro deve apresentar no validador do ônibus para transpor a catraca do veículo. Desde que foi implantado, foram comercializados 2.319 bilhetes impressos. Já a emissão do cartão Mobilidade cresceu 9,8% desde junho deste ano, chegando a 594 mil unidades.

*Com informações da Semob-DF

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram