Cenipa começa a analisar as caixas-pretas do voo 2283 da Voepass

Cenipa começa a analisar as caixas-pretas do voo 2283 da Voepass

Acidente em Vinhedo-SP vitimou 62 pessoas

O Brasil ainda precisará de pelo menos 30 dias para saber as causas da queda do voo 2283 da Voepass, que matou 62 pessoas na última sexta-feira. Esse é o prazo para que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgue seu relatório preliminar. Os trabalhos no local do acidente, em Vinhedo (SP), devem ser encerrados hoje. Todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião modelo ATR-72, que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP) e em apenas um minuto caiu 4 mil metros em espiral, já foi extraído. A retirada dos destroços da aeronave, em um condomínio residencial, começou ontem. “Após a conclusão da ação inicial, a investigação avançará para a fase de análise de dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, informou o Cenipa.

A Delegacia de Vinhedo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando uma tragédia com uma aeronave da TAM deixou 199 mortos. O Corpo de Bombeiros concluiu o resgate dos corpos dos 58 passageiros e quatro tripulantes na noite de sábado. Até as 17h de ontem, ao menos 12 corpos tinham sido identificados e começaram a ser liberados às famílias. 

Aliás, o país teve, somente este ano, 135 acidentes aéreos, sendo 26 deles com mortes, segundo o site Rede de Segurança da Aviação (ASN na sigla em inglês), da Flight Safety Foundation, uma organização internacional dedicada à segurança da aviação. 

Especialistas de França e Canadá também participam das investigações. A Agência de Investigação e Análise para Segurança da Aviação Civil enviou alguns de seus agentes ao Brasil porque a aeronave é francesa. Já o Canadá é o país de origem dos motores. Ontem, eles atuaram na remoção dos motores, que serão armazenados no Campo de Marte, na capital paulista.

Veja a lista das 62 pessoas a bordo do voo 2283.

Please follow and like us:
0
Tweet 20
Pin Share20

Lairson Bueno

Lairson Rodrigues Bueno, advogado OAB DF 19407, especialista em Direito Penal, atuando na região Centro Oeste, e, estados de São Paulo e Piauí. É formado em Direito pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), cursou Estudos Sociais pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e, Teologia pela FE - Faculdade Evangélica de Brasília, pós graduado em Direito Penal e Formação Sócio Econômica do Brasil pela UNIVERSO-Universidade Salgado de Oliveira de Niterói (RJ). Mais de 70 cursos de qualificação e atualização profissional. Cursou Espanhol Básico e advogou na fronteira com o Paraguai. Ex-funcionario do Banco do Brasil por 12 anos e de cargos comissionados nas Administrações Públicas por 10 anos. Ex-presidente das Subseções da OAB por 3 mandatos, sendo dois mandatos por Samambaia (DF) e um por Taguatinga (DF). Contatos: (61) 9-8406-8620 advbueno@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS
Follow by Email
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Share
Instagram
Telegram