Em uma semana, abrigos contra o frio registraram mais de mil acolhimentos
Espaços atingiram a lotação máxima em três dias; pessoas assistidas têm acesso a colchão, cobertor, chuveiro quente, jantar, café da manhã, kit higiene e agasalhos
Em uma semana, os abrigos criados para acolher pessoas em situação de rua no período de baixas temperaturas prestaram 1.029 atendimentos – número registrado entre 29 de junho e este domingo (4). Desde que a campanha Ação contra o Frio foi instituída, na segunda quinzena de junho, já foram realizados 6.313 acolhimentos nos abrigos.
Os dias 29, 30 e 31 foram os que registraram maior procura, com a lotação máxima atingida nos dois locais. Nesses três dias, foram 450 acolhimentos realizados nos abrigos. Atualmente, a população em situação de rua conta com dois espaços temporários para dormir: o do Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, e o da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, na QNM 27.
O Cief abriu suas portas em 17 de junho e, desde então, prestou 5.039 atendimentos. Já o espaço da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, na QNM 27, foi aberto no início deste mês e contabiliza, ao todo, 1.166 atendimentos.
“Serão centenas de vagas que vão garantir acolhimento e uma noite mais digna e confortável não somente durante o frio, mas no ano todo”
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), novos espaços podem ser abertos ou fechados conforme a demanda. O abrigo do Gama, no Centro de Convivência (Cecon) da região, funcionou de 20 de junho ao dia 2 deste mês e somou 108 atendimentos.
“O atendimento da capacidade máxima de vagas quase diária tem endossado nosso edital de acolhimento, que, pela primeira vez no DF, vai ter modalidade de pernoite”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Serão centenas de vagas que vão garantir acolhimento e uma noite mais digna e confortável não somente durante o frio, mas no ano todo.”
Campanha
Quem vai aos locais tem à disposição colchão, cobertor e chuveiro quente, além de receber jantar e café da manhã balanceados e preparados sob supervisão de nutricionistas, kit higiene e agasalhos. Em parte, esse material vem da Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha que, neste ano, arrecadou mais de 20 mil itens de inverno.
Os espaços funcionam de domingo a domingo, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. O abrigo da Asa Sul tem capacidade para receber até 100 pessoas por noite, enquanto o de Ceilândia comporta até 40 pessoas.
Iniciada em 2022, a Ação contra o Frio é realizada sempre em períodos de baixas temperaturas e segue enquanto o frio intenso durar. A tendência para os próximos dias no DF é de ainda mais frio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a mínima pode chegar a 12ºC e a máxima não deve passar de 26ºC.
Fonte: Ag. Brasilia