Guerra na Ucrânia: Moradores de Kiev estão correndo para estocar suprimentos e alcançar segurança
A invasão em larga escala da Rússia pela Rússia mudou drasticamente o clima em Kiev, à medida que uma nação enfrenta a nova realidade de que está em guerra. Muitos ucranianos mantinham um estado de calma à medida que cresciam os sinais de alerta de que o presidente russo, Vladimir Putin, escolheria a violência à diplomacia.
Quando a Rússia lançou seu ataque de manhã cedo, as pessoas ouviram sirenes de ataque aéreo e explosões em locais em toda a Ucrânia.
“Muitos moradores de Kiev estão tentando evacuar para o oeste”, disse Tim Mak, da NPR, na Morning Edition da Ucrânia. “Há longas filas que observamos o dia todo em caixas eletrônicos, postos de gasolina e supermercados. Na verdade, agora mesmo, enquanto falo com você, estamos na fila para abastecer. O trânsito está parado saindo da cidade, tornando muito difícil para as pessoas.”
“Obviamente, a situação está evoluindo muito rapidamente”, disse Mak.
O parlamento da Ucrânia, o Verkhovna Rada, votou para impor a lei marcial em toda a Ucrânia. O órgão também endossou a declaração do presidente de uma emergência nacional.
Os legisladores prometeram permanecer em seus escritórios em Kiev e continuar trabalhando – e Ruslan Stefanchuk, presidente do parlamento, disse que qualquer um que sair é um traidor . Ele pediu aos cidadãos comuns que fiquem em suas casas.
Stefanchuk pediu à comunidade internacional que aja contra a decisão de Putin de invadir, dizendo que quanto mais forte for a resposta contra a Rússia, mais rapidamente a paz poderá ser restaurada.
Estações de metrô viram bunkers e população em fuga deixa trânsito caótico em Kiev
Na capital ucraniana, Kiev, estações de metrô viraram bunkers improvisados. Testemunhas na cidade disseram à CNN que as estações estão lotadas de pessoas carregando suprimentos e organizadas em grupos. As estações estão cheias – mas não de trens em si, que ainda estavam funcionando sem problemas.
Fotos de pessoas em fuga começaram a surgir na manhã desta quinta-feira (24) e também do tráfego pesado, com longas filas de carros saindo de Kiev.
“Enquanto ouvimos essas sirenes [de ataque aéreo], você pode imaginar o pânico que as pessoas desta cidade estão sendo sacudidas de suas camas com essas explosões estrondosas que estão ocorrendo ao nosso redor”, disse Matthew Chance, da CNN, em Kiev, hoje.
“Todo esse tráfego está indo em uma direção… dirigindo o mais rápido possível para o oeste em direção às áreas mais seguras, se você quiser, do país, talvez para a Polônia, que fica a três ou quatro ou cinco horas de carro de daqui. Você pode ver que é quase um fluxo constante de tráfego os moradores deste país movendo-se para o oeste, na direção oposta da Rússia.”
Da Redação do Agenda Capital e Ag. Internacionais